TJ-RJ LANÇA APLICATIVO “MARIA DA PENHA VIRTUAL” PARA TODO ESTADO-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

08/03/2022

TJ-RJ LANÇA APLICATIVO “MARIA DA PENHA VIRTUAL” PARA TODO ESTADO-RJ

Aplicativo permite que mulher solicite à Justiça uma medida protetiva de urgência sem precisar sair de casa

 


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) lançou nesta terça-feira (8), no Dia Internacional das Mulheres, o web aplicativo Maria da Penha Virtual, em todo o estado do Rio de Janeiro.

 

O projeto foi desenvolvido por um grupo de estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos de Direitos e Tecnologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O aplicativo foi implantado pelo TJ-RJ em dezembro de 2020, passando a funcionar, inicialmente, somente na capital. Em fevereiro deste ano, a ferramenta foi ampliada para São João de Meriti, Itaboraí e Três Rios e, agora, chega para todo território fluminense.

 

Para o presidente do TJ-RJ, a ferramenta marca uma nova etapa na vida do Tribunal.

 

“O Maria da Penha Virtual é uma medida revolucionária. Na área de Violência Doméstica e Familiar, os juizados ganham uma ferramenta de alta qualidade e modernidade. Através deste aplicativo, temos a condição de em poucas horas oferecer uma medida protetiva para a mulher em situação de violência. É um avanço incomensurável”, destacou o presidente do Tribunal do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

 

O web aplicativo permite que a mulher solicite à Justiça uma medida protetiva de urgência sem precisar sair de casa. Para isso, basta clicar no link, usando um celular, tablet computador. O dispositivo não precisa ser baixado e não ocupe espaço na memória do aparelho.

 

Ao acessar o link, a vítima preenche um formulário com seus dados e relata a agressão ou ameaça sofrida, podendo anexar fotos, vídeos ou áudios. Ao final, é gerado um pedido de medida protetiva, encaminhado para um dos juizados de violência doméstica.

 

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário