11 ALIMENTOS QUE SÃO VERDADEIROS “ANALGÉSICOS NATURAIS” - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

09/04/2022

11 ALIMENTOS QUE SÃO VERDADEIROS “ANALGÉSICOS NATURAIS”

 Alguns alimentos podem ser verdadeiros aliados no combate à dor

 



Hoje em dia os cientistas já sabem que a nossa dieta pode influenciar diretamente na dor. Por exemplo, alimentos com gorduras trans e saturadas podem desencadear inflamações no corpo. Já os carboidratos refinados são capazes de fazer os níveis de glicose no sangue virarem uma montanha-russa, esgotando sua energia. 

 

No entanto, os alimentos não têm de ser os inimigos. Alguns, como os peixes gordurosos, abrandam inflamações, e consumir grãos integrais pode estimular a energia. Em vez de focar no que cortar da dieta, comece adicionando alimentos deliciosos, que nutrem o corpo e protegem contra o dano celular.  

 

11 alimentos que auxiliam no controle da dor

 

1. Uvas

 

Com algumas uvas, vinho ou amoras, você estará obtendo uma dose de resveratrol, que inibe as enzimas inflamatórias tanto quanto uma aspirina, mas sem causar irritação estomacal.

  

2. Suco de Cranberry

 

Esse suco é bem conhecido por abrandar infecções dolorosas na bexiga, e é usado como remédio há séculos. Cientistas acreditam que algo no suco impede que as bactérias invadam a parede da bexiga.

 

3. Frutas vermelhas

 

Frutas vermelhas contêm substâncias químicas chamadas antocianinas que, como a aspirina, combatem inflamações. Além de serem uma boa fonte de fibras, essas frutas ainda têm poucas calorias.

 

4. Chá-preto


Alimentos como as frutas e os vegetais coloridos e os chás contêm flavonoides, que protegem contra o dano celular, capaz de agravar a artrite. Além disso, possui uma substância química que combate inflamações.


5. Amêndoas

 

Amêndoas são ricas no aminoácido triptofano, que, após uma hora de ingestão, pode baixar a sensibilidade à dor. Dentre outros alimentos com esse aminoácido, destacam-se: avelãs, sementes de gergelim e de girassol, peru, laticínios, soja, frutos do mar, grãos integrais, arroz e lentilha.


6. Brócolis

 

Esse vegetal contém glutationa, um poderoso antioxidante capaz de proteger contra a artrite. Outros alimentos ricos nesse antioxidante incluem aspargos, repolho, couve-flor, batatas, tomates, abacates, toranjas, laranjas, pêssegos e melancias.


7. Abacaxi

 

A bromelina, enzima digestiva extraída do abacaxi que atua sobre as proteínas, reduz inflamações. Estudos mostram que comer abacaxi pode diminuir a dor em pacientes com osteoartrite do joelho e artrite reumatoide, além de minimizar o inchaço naqueles com a síndrome do túnel do carpo.


8. Maçãs

 

Contêm quercetina, importante fitoquímico antioxidante no combate a inflamações. A maioria das frutas e dos vegetais bem coloridos possui substâncias químicas que atenuam inflamações.


9. Azeite de oliva extra-virgem

 

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia notaram que uma substância química presente no azeite de oliva, o oleocanthal, inibe as enzimas inflamatórias da mesma forma que o ibuprofeno.


10. Cebolas e alhos

 

Esses vegetais bulbosos são ricos em substâncias químicas anti-inflamatórias e em compostos de enxofre, estimulantes do sistema imunológico. 

 

11. Chocolate amargo

 

O chocolate amargo possui substâncias químicas que ajudam a combater inflamações. Segundo um grande estudo italiano, quem consumiu cerca de 30 g de chocolate amargo a cada 3 dias obteve reduções significativas de uma proteína associada a inflamações em comparação com quem não comeu chocolate.

  

Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário