INSS: APOSENTADOS E PENSIONISTAS TÊM ATÉ DIA 30 PARA RECADASTRAMENTO; CONFIRA QUEM É OBRIGADO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

08/04/2022

INSS: APOSENTADOS E PENSIONISTAS TÊM ATÉ DIA 30 PARA RECADASTRAMENTO; CONFIRA QUEM É OBRIGADO

Tradicionalmente, o recadastramento permaneceu exclusivamente no modelo presencial durante anos

 



De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 8,5 mil aposentados e pensionistas estão na reta final do prazo de validade de seus cadastros. Para manter a situação regular, é preciso que façam o recadastramento até o dia 30 de abril.

 

Por hora, a obrigatoriedade está direcionada aos segurados cuja matrícula previdenciária termina em 4. Este dígito compõe o Número de Identificação Social (NIS) presente no cartão de saque do benefício concedido pela Previdência Social. Lembrando que o recadastramento é obrigatório e deve ser feito uma vez ao ano.

 

Tradicionalmente, o recadastramento permaneceu exclusivamente no modelo presencial durante anos, fazendo com que os aposentados e pensionistas do INSS precisassem se dirigir até a agência bancária responsável pelo pagamento do benefício previdenciário, para comprovar que estava vivo e manter os pagamentos.


Contudo, a chegada da pandemia e a consequente necessidade de isolamento social, fez com que os órgãos competentes se mobilizassem na criação de meios alternativos e digitais para efetivar este recadastramento.

 

O recadastramento faz parte do processo de segurança do INSS. Seu papel é comprovar que o segurado permanece vivo, portanto, que é ele quem recebe o salário pago pela autarquia. Além do mais, o procedimento também é capaz de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

 

A obrigatoriedade do recadastramento foi suspensa por diversas vezes desde o início da pandemia da Covid-19, ou seja, meados de março de 2020. A atitude foi tomada como uma precaução à disseminação de um vírus desconhecido e que, a princípio, atingia em massa o público-alvo da renovação de fé, que também era o principal grupo de risco do novo coronavírus.

 

Fonte: FDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário