CIDENNF PROPÕE POLO REGIONAL PARA ACOLHIMENTO E TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS PARA O NORTE E NOROESTE FLUMINENSE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

30/06/2022

CIDENNF PROPÕE POLO REGIONAL PARA ACOLHIMENTO E TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS PARA O NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

 


O Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) teve participação importante no 1º Fórum de Consórcios Públicos do Estado do Rio de Janeiro, evento realizado no auditório da Alerj, e que contou com a participação de diversos Prefeitos, secretários municipais de saúde, secretários executivos de oito consórcios, além do Secretário Estadual de Saúde Alexandre Quiep, Rodrigo Oliveira, Presidente do Cosems e Vice Presidente da Alerj, Jair Bitencourt.

 

O Cidennff foi o primeiro consórcio a se apresentar trazendo duas propostas importantes como solução para problemas crônicos comuns entre as secretarias de saúde consorciadas, o desabastecimento de medicamentos e a ausência de uma linha de cuidado para o diagnóstico e tratamento das pessoas portadoras de doenças raras. A segunda proposta é um tema de elevada sensibilidade para as famílias que dependem desse tipo de atenção e cuidado na rede SUS.

 

Pela proposta o Cidennff em parceria com o Instituto Fernandes Figueira buscara a captação de recursos para promover uma ampla capacitação de agentes comunitários de saúde para que estejam aptos a identificar e notificar corretamente os casos suspeitos de doenças raras, além de uma ação de Avaliação genética itinerante, para então de posse das informações pleitearem a instalação na região Norte e Noroeste de um Polo regional que oferte a linha de cuidado completa para os casos de raras. Atualmente os usuários SUS precisam recorrer a capital na busca desse tipo de atendimento.

 

“Estamos tratando aqui de um tema de uma necessidade e sensibilidade extrema. Centenas casos estão recebendo diagnósticos tardiamente ou no prazo não recomendado, o que de certa forma potencializa o sofrimento das famílias”, explicou o convidado do Cidennf para apresentar as propostas no Fórum. o ex-secretário de Saúde de São João da Barra, Sávio Saboia.

 

Para Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf a proposta vai além de somente trazer uma solução aos consorciados, mas trata- se de uma questão de promoção do acesso a uma das causas mais sensíveis da saúde publica ,o diagnóstico correto para portadores de doenças raras. “Com muito orgulho que apresentamos essa proposta na certeza que estaremos propondo uma solução para milhares de pessoas e famílias que não possuem acesso algum a esse tipo de linha de cuidada na rede SUS”.


*Fonte: Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário