Evento em Macaé reuniu autoridades para tratar das necessidades das rodovias
Célia Dalmas
expôs os motivos que levaram a concessionária a devolver o trecho da BR-101
(Fotos: Silvana Rust)
Uma reunião
promovida pela Fecomércio, na manhã desta quinta-feira (2), em Macaé, reuniu
representantes da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) e autoridades
de Macaé, Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e outros
municípios, para debater os aspectos da relicitação do trecho da BR-101 entre
Niterói e a divisa com o Espírito Santo e da licitação da BR-356, de Viçosa-ES
a São João da Barra-RJ. O diretor da
EPL, Rafael Benini, fez uma breve apresentação sobre os estudos iniciados nos
trechos a serem concedidos.
Delmo Pinho,
assessor da Fecomércio para assuntos de logística, fez uma apresentação sobre
os principais pontos a serem incluídos no novo projeto, assim também como
algumas alterações existentes no projeto atual, que não será concluído pela
Arteris, atual concessionária da BR-101.
Luiz Veloso,
assessor da presidência da Fecomércio, destaca que a reunião desta quinta foi
um passo importante para que no novo leilão sejam corrigidas falhas
apresentadas no primeiro, inclusive para que seja evitada uma nova devolução no
futuro.
A rodovia
precisará ser relicitada porque a Arteris está em processo de devolução. Em
setembro de 2021, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) atestou o cumprimento dos requisitos de admissibilidade de
viabilidade técnica e jurídica do requerimento de relicitação apresentado, em
2020, pela Concessionária Autopista Fluminense. A empresa é a atual responsável
pela gestão do trecho de 320 quilômetros da BR-101, assumidos em 2008.
Célia
Dalmas, superintendente de relações institucionais da Arteris, apresentou as
obras realizadas pela concessionária e explicou os motivos que fizeram com que
o trecho fosse devolvido. O principal, segundo ela, é a falta de retorno
financeiro aos acionistas que aportaram capital ao investimento, que desde a
crise econômica de 2014 veio perdendo receita, não sendo mais viável
economicamente no modelo em que a concessão foi realizada.
Segundo o
modelo aprovado na concessão, a Artéris precisa continuar dando suporte à
rodovia durante dois anos, tempo em que estará sendo preparada a nova
licitação.
BR-356
A
privatização do trecho da BR-356 que compreende de Viçosa-MG a São João da
Barra foi anunciado pelo senador Flávio Bolsonaro, em setembro de 2021. O
trecho da estrada começa em Campos e termina em Atafona, São João da Barra, tem
um fluxo intenso de veículos diariamente e aumenta consideravelmente no verão.
No meio destas duas cidades está o Complexo no Porto do Açu, o maior
empreendimento privado em curso no país, que hoje utiliza essa rodovia com
caminhões de grande porte.
TERCEIRA VIA
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