CONHEÇA OS 7 TIPOS DE DESCANSO QUE SEU CORPO E SUA MENTE PRECISAM - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

24/07/2022

CONHEÇA OS 7 TIPOS DE DESCANSO QUE SEU CORPO E SUA MENTE PRECISAM

 

Médica explica tipos diferentes de descanso que o ser humano precisa para se sentir bem e recuperar sua energia plenamente

 

Que atire a primeira pedra quem nunca acordou se sentindo cansado mesmo após uma boa noite de sono. É muito comum associarmos o descanso apenas com dormir, mas, existem outros fatores que contribuem para recarregarmos as energias do corpo e da mente.  

Quem explica isso com mais detalhes é a médica Saundra Dalton-Smith em seu TEDx Talk de 2019 A razão por que estamos todos cansados e o que fazer sobre isso (em tradução livre).  

Em seu trabalho, Dra. Saundra explica que existem sete tipos diferentes de descanso que o ser humano precisa para se sentir bem e recuperar sua energia plenamente – e apenas um desses tipos está ligado ao sono. Ou seja, dormir e descansar não são necessariamente a mesma coisa.

Segundo Dra. Saundra explica em seu TEDx Talk, “muitos passam pela vida achando que descansaram por que dormiram, mas, na verdade, estamos descuidando dos outros tipos de descanso necessários”. Saundra ainda complementa dizendo que, o resultado disso é “uma cultura de alta performance, alta produtividade, cansaço crônico e indivíduos sofrendo de burnout”.

A médica ainda alerta em sua palestra que “muitos de nós estão sofrendo de um déficit de descanso porque nós não entendemos o poder do descanso. O descanso é terapia alternativa disponível para nós livre de químicas e qualquer substância, mais segura de todas e a menos usada por todos nós”.

Pensando em te ajudar, a equipe do Popverso CNN assistiu ao TEDx Talk completo da Dra. Saundra Dalton-Smith e preparou um resumo dos sete tipos de descanso necessários para seu corpo e sua mente.  

Mas atenção: a fadiga também é um sintoma que pode ser associado à uma série de problemas de saúde. Portanto, é importante procurar atendimento especializado caso ela persista – e caso você sinta necessidade.

Descanso físico

É o tipo mais conhecido e o mais associado ao ato de descansar. Pode ser ativo – praticado em atividades que estimulam a circulação e a flexibilidade, como yoga, alongamento e massagem – ou passivo – dormir e tirar um cochilo.

Descanso mental

Pode ser praticado em pequenas pausas durante o dia de trabalho – de preferência, de duas em duas horas. Mas elas precisam ser feitas sem pressa, para lembrá-lo de desacelerar.

Uma outra forma de descansar a mente é manter um caderno ao lado da cama para anotar qualquer pensamento que esteja te impedindo de pegar no sono.

Descanso sensorial

Nossos sentidos são bombardeados de estímulos o tempo todo – telas, luzes, barulhos, muitas conversas, notificações no celular.

Isso pode fazer com que eles entrem em sobrecarga. Por isso, é importante praticar o descanso sensorial optando por, por exemplo, fechar os olhos por um minuto no meio do seu dia ou até mesmo por não usar aparelhos eletrônicos ao final de cada dia.

Não importa sua escolha, o importante é intencionalmente poupar seus sentidos de estímulos em algum momento da sua rotina.

Descanso criativo

Esse tipo de descanso é muito recomendado para quem trabalha resolvendo problemas ou com muitas ideias novas.

Para praticá-lo, se permita viver momentos ao ar livre. Pode ser em um parque, fazendo uma trilha ou até mesmo no seu quintal, caso você tenha um.

Outra opção que funciona é decorar seu ambiente de trabalho com imagens de lugares que você ama e de trabalhos artísticos que te inspiram. Admirar um pouco de arte também é uma forma de praticar o descanso criativo.

Descanso emocional

Para praticar o descanso emocional, você precisa reservar um tempo do seu dia para se expressar livremente sobre seus sentimentos, sem se preocupar com julgamentos ou em agradar os outros. A terapia pode ser importante para te auxiliar nisso.

Descanso social

O segredo para o descanso social é manter apenas os bons amigos por perto. É preciso identificar os relacionamentos que são positivos e aqueles que nos drenam energia para fazer uma faxina no nosso convívio social. Certifique-se de que está cercado de pessoas positivas e que te apoiam.

E, se a maioria das suas interações acontecem no ambiente virtual, você pode se sentir mais presente nesses momentos ao ligar sua câmera e ao se concentrar completamente no que você está falando naquele momento – ou seja, nada de dividir a atenção com outros estímulos.  

Descanso espiritual

É proporcionado quando nos sentimos conectados com algo maior e um profundo sentimento de pertencimento, amor, propósito e aceitação. Pode ser praticado em rituais religiosos, durante meditações ou fazendo trabalhos em sua comunidade.

 

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário