AS MULHERES VÃO CRAVAR DOIS RECORDES NA HISTÓRIA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

02/08/2022

AS MULHERES VÃO CRAVAR DOIS RECORDES NA HISTÓRIA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

O Brasil pode estabelecer um recorde nesta terça-feira, 2, no que diz respeito à participação feminina nas eleições presidenciais. 

 

 

Nesta tarde, em coletiva convocada para a sede do União Brasil em São Paulo, nos Jardins, o deputado federal Luciano Bivar deverá confirmar a sua desistência da candidatura presidencial e anunciar para o seu lugar a senadora Soraya Thronicke (MS), que estará na entrevista. (leia mais abaixo) 

Com isso, o páreo presidencial terá quatro mulheres disputando a Presidência da República: além de Soraya, já foram confirmadas a senadora Simone Tebet (MDB), a socióloga Vera Lúcia (PSTU) e a professora Sofia Manzano (PCB). Nunca houve tantas presidenciáveis do sexo feminino na história da eleição presidencial brasileira. 

Mais: Simone Tebet e Vera Lúcia terão vices mulheres – respectivamente a senadora Mara Gabrilli e a indígena Raquel Tremembé – o que também é inédito na história da corrida ao Palácio do Planalto. 

A partir de então, começou a ficar mais comum a presença feminina na eleição presidencial. Em 2006 pela primeira vez houve duas mulheres no páreo: Heloísa Helena (PSOL) e Ana Maria Rangel (PRP) — esta formou a primeira chapa totalmente feminina, com Delma Gama como vice.  

Quatro anos depois, também houve duas e uma delas ganhou a eleição: Dilma Rousseff (PT). A outra candidata, Marina Silva (PV), também foi bem e chegou em terceiro lugar, com quase 20% dos votos válidos (perdeu a vaga no segundo turno para o tucano José Serra).  

Em 2014, Dilma venceu de novo e a representação feminina bateu o seu recorde, com três candidatas: além da petista, concorreram Luciana Genro (PSOL) e de novo Marina, agora pelo PSB.  

Na última eleição, em 2018, foram duas candidatas: outra vez Marina, agora pela Rede, e a estreia de Vera Lúcia, do PSTU, que vai tentar a sorte de novo neste ano. O desempenho eleitoral foi pífio: Marina teve 1% dos votos válidos, e a socialista, 0,05%.  

A eleição de 2018 também cravou um outro recorde: foram cinco mulheres candidatas a vice-presidente em treze chapas: Manuela d´Avila (PCdoB) – vice de Fernando Haddad (PT) –; Kátia Abreu (PDT) – de Ciro Gomes (PDT);  Ana Amélia (PP) – de Geraldo Alckmin (PSDB) –, Sônia Guajajara (PSOL) – de Guilherme Boulos (PSOL) –; e Suelene Balduíno (Patriota) – de Cabo Daciolo (Patriota).

 

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário