FESTIVAL DA CANÇÃO DE CARDOSO MOREIRA – RJ RETORNA APÓS 12 ANOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

02/08/2022

FESTIVAL DA CANÇÃO DE CARDOSO MOREIRA – RJ RETORNA APÓS 12 ANOS

 


O 24º Festival da Canção de Cardoso Moreira – FECAM foi realizado no último final de semana. O tradicional evento aconteceu na Praça Ibrahim Assed, no centro da cidade e contou com artistas de todo o país. O FECAM começou na sexta-feira (29/07), com a semifinal, onde 20 canções disputaram uma vaga na grande final do evento. O primeiro dia contou com um animado show de abertura, com Ayrton Ramos, o Raul Seixas Cover, que interpretou os maiores sucessos do artista e fez os presentes relembrarem um pouco do melhor do rock nacional. O cantor ainda participou do evento compondo a banca de jurados do dia. Ao final do dia, dez canções se classificaram para a grande final, são elas: Deus da Garganta (Niterói-RJ), Imensurável (Simão Pereira-MG), Águas Azuis (Macaé-RJ), Eiros (Três Rios-RJ), Em Cada Canto (Rio de Janeiro-RJ), Retratos (São Fidélis-RJ), Amor da Vida Inteira (Simão Pereira-MG), O Sonhador (Belo Horizonte-MG), Nossos Petas (Campos dos Goytacazes-RJ) e Rio do Não e do Sim (Campos dos Goytacazes-RJ).

 

A grande final do Festival aconteceu no sábado (30/07), dia que ficou marcado pela grande presença de público na Praça Ibrahim Assed. Os presentes acompanharam de perto as grandes apresentações, que presentearam ao público com excelentes composições do MPB, samba, rock, entre outros. A grande vencedora do Festival foi a canção “Rio do Não e do Sim”, uma composição da jovem cantora Karine Mendonça (25 anos), de Campos dos Goytacazes, que interpretou com maestria a música de sua autoria, que falava sobre a relação dos seres humanos com os rios e tudo o quanto o rio representa e influencia em nossa sociedade. Karine levou para casa o grande prêmio de R$ 8 mil e o troféu Juarez Gouveia. Este troféu foi adotado nesta edição, em homenagem ao falecido artista, que dá nome ao troféu. Juarez Gouveia era um grande amante e incentivador da cultura, da música, da arte e, principalmente, do FECAM, sendo por muitos anos um integrante da Associação Movimento Cultural de Cardoso Moreira – ASMOCAM, organizadora do evento.

 

Participaram da entrega dos prêmios o idealizador do FECAM, Aílton Nunes Guimarães; a presidente da ASMOCAM, Rita Andrade; a Prefeita Geane Vincler; o Secretário de Fazenda, Fernando Mello; e as gestoras municipais de Cultura e Turismo, Secretária Mariana Shinagawa e Subsecretária Grasy Gama. A premiação contou com uma participação especial, a família de Juarez Gouveia, representada por sua filha, Bianca Gouveia e irmã, Audineia Gouveia. Na ocasião, um momento de muita emoção marcou o evento, com a família doando o antigo violão de Juarez para a ASMOCAM. Os outros ganhadores da noite foram: Segundo lugar – canção “Imensurável”, composta e interretada por Roberto Ázis, de Simão Pereira-MG; Terceiro lugar – “Nossos Poetas”, composta por Luiz Carlos de Castro e interpretada por Nya Maia, de Campos dos Goytacazes; Melhor intérprete – Nya Maia, de Campos dos Goytacazes, com a canção “Águas Azuis”, composta por Paulo André Fidalgo; Melhor comunicação com o público – Rico Sardinha, de Niterói-RJ, que interpretou a música “Deuses da Garganta”, composta por Floresmar da Silva. O Festival ainda contou com a grande apresentação de encerramento da renomada cantora Sandra Sá, que trouxe um show com amplo repertório para todos os presentes.

 

Este não foi um simples evento, pois o Festival não ocorria na Cidade Carinho há 12 anos, período no qual a população cardosense deixou de contar com uma das mais importantes ações de incentivo a cultura, música e arte. Organizado pela ASMOCAM, uma associação sem fins lucrativos, o FECAM sempre necessitou do apoio da Prefeitura para que pudesse ser realizado. Contudo, apesar de sua grande importância, o Festival ficou esquecido e abandonado por anos pelo poder público. Nesta atual gestão, a Prefeita Geane Vincler fez questão de retornar com o tradicional evento, recolocando-o de vez no Calendário Oficial de Eventos da cidade e oferecendo total apoio para a realização do mesmo. O FECAM também contou com o apoio e patrocínio de diversos amantes da cultura, empreendedores e empresários cardosenses.


































FOLHA ITALVA 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário