A saúde mental foi tema da palestra promovida nesta quarta-feira (19), no anfiteatro da Prefeitura, para equipe de suporte pedagógico, diretores e professores do Ensino Fundamental (anos finais) da rede municipal de ensino. Atividade foi realizada pela Prefeitura de Quissamã, em uma parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde. A recente onda de violência nas escolas pelo Brasil fez a administração municipal apresentar e discutir propostas para ampliar as ações de proteção aos alunos do município.
A psicóloga Elizabeth Cabreira, que atende no Centro de Especialidades e ambulatório do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, levou o tema “Bem-estar e saúde mental: você está promovendo a sua?”, que, entre os assuntos abordados, destaca as causas variadas que favorecem o ambiente violento na escola, como problemas pessoais, familiares, escolares e sociais, e as consequências que causam ao meio escolar, como distúrbios emocionais, delinquência, que acabam provocando danos de ordem física. Doenças adquiridas pelo docente também foram discutidas.
“Viemos falar dos medos, angústias, trabalhar as emoções, tentando ouvir e ver quais as demandas emocionais desses profissionais, para tentar auxiliar e daqui pra frente fazer um trabalho psicológico. E aí a importância da gente ter esse contato e trazer essa fala”, destacou a psicóloga.
A Prefeitura de Quissamã lançou o Previne – Programa de Prevenção à Violência nas Escolas, para ampliar as ações de proteção aos alunos do município. No encontro com representantes das Polícias Militar e Civil, secretários e de vereadores, realizado na última semana, foram apresentadas e discutidas propostas para o Programa.
A Prefeitura vai trabalhar com ações permanentes e de curto, médio e longo prazo. Entre as ações permanentes, haverá debates com a comunidade escolar para discussão e coleta de sugestões, diálogo com o sistema de segurança pública para adoção de protocolos em caso de invasão e/ou ataque, atividades extracurriculares voltadas às atividades de saúde mental, de esporte, cultura e de lazer.
Segundo a coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos, os protocolos para reforçar a segurança são necessários, e contam, também, com medidas que cuide da saúde mental dos profissionais da educação e alunos.
“A atividade de hoje é mais uma entre diversos protocolos que foram elaborados para garantir ainda mais segurança das crianças e adolescentes nas escolas. Foi um momento em que os profissionais puderam conversar sobre os seus sentimentos e em como lidar com a saúde mental pessoal e a dos alunos da rede municipal”, ressaltou.
Prefeitura Municipal de Quissamã
Nenhum comentário:
Postar um comentário