Cidennf e Emater-RJ: Vem aí, 3ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

21/08/2023

Cidennf e Emater-RJ: Vem aí, 3ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste

Com o objetivo de reunir cafeicultores e promover a qualidade e a diversidade dos cafés produzidos na região, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) vão realizar a 3ª edição da Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste. O evento está agendado para o dia 9 de setembro e acontecerá simultaneamente ao Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana.


A iniciativa visa reunir cafeicultores de Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai, que poderão inscrever uma amostra de café natural e uma de café processado por via úmida, referente à safra de 2023. A inscrição vai de 21 a 22 deste mês. Confira mais informações no regulamento (Aqui).


A avaliação será conduzida por uma comissão julgadora composta por um júri técnico especializado. A degustação para votação popular ocorrerá nos dias 7 a 9 de setembro no Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal. Serão eleitos, pelo júri técnico, os três primeiros colocados de cada categoria, sendo premiados e certificados com um laudo sensorial. Já pelo júri popular, será eleito um café em cada categoria.


Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, ressaltou a importância do evento. "Um encontro como esse não apenas valoriza os cafés de alta qualidade, mas também realça o potencial dos agricultores e impulsiona a constante busca pela excelência na produção. É válido mencionar que o café assume um papel fundamental na economia de diversos municípios do Rio de Janeiro, especialmente no Noroeste Fluminense, onde se concentra a maior parte dessa valiosa atividade no setor agropecuário”, disse Vinicius Viana.


A supervisora local da Emater-Rio, Luisa Junger, também destacou que a mostra de cafés especiais é essencial para a indústria do café, pois permite aos produtores, torrefadores e entusiastas conhecer e apreciar a variedade e a qualidade de cafés únicos. “Eventos como este promovem a troca de conhecimento, incentivam a melhoria da produção e do processamento, além de destacarem a origem e as características sensoriais dos cafés, contribuindo para a valorização desse mercado especializado”, reforçou Luísa Junger.


A 3ª Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste conta com o apoio do Sesc-Rio, Prefeituras Municipais de Bom Jesus do Itabapoana, de Porciúncula, de Varre-Sai; do IFF campus Bom Jesus do Itabapoana, INCAPER, Sebrae-RJ, ACEAN-RJ e Ascarj.



Cidennf

Nenhum comentário:

Postar um comentário