Como forma de estimular o acesso à água de qualidade, a Rio+Saneamento disponibiliza a Tarifa Social às famílias de baixa renda. O benefício é um direito dos clientes que possuem cadastro em programas sociais do governo. Com a tarifa, o consumidor paga apenas R$ 22,65 pela taxa de água e pode utilizar até 21m³ de água. Caso ultrapasse o limite, é cobrado o valor regular, segundo a tabela tarifária. Além disso, para os novos clientes com cadastro social ativo, não há cobrança pela ligação nova de água e nem de esgoto.
"A água é um bem essencial e nossa intenção é prestar serviço de qualidade para toda a população. Isso é saúde. O valor da conta social é bem acessível, o que permite a adesão de quem realmente precisa" explica Daniel Quintanilha, gerente comercial regional da Rio+Saneamento.
Uma das beneficiadas é a dona de casa Maria Aparecida Silva Souza, que mora em São José de Ubá, no noroeste do estado. Após ser incluída na Tarifa Social, já começou a sentir os reflexos no orçamento familiar.
"Eu pagava um valor maior e, esse mês, quando a conta chegou, senti um alívio. Manter meus filhos não é fácil e essa economia vai me ajudar bastante. Fiquei muito feliz", explica ela.
A tarifa mínima domiciliar regular é de R$ 64,88 com direito à utilização de até 15m³ de água. Com a Tarifa Social, o valor mínimo cai para R$ 22,65, podendo ser utilizado até 21m³ de água. Os interessados devem comparecer a uma das lojas de atendimento, ou entrar em contato pelos demais canais da concessionária, com comprovante de renda, conta de luz, IPTU ou contrato de aluguel social e inscrição do CadÚnico ou outro programa social. As equipes farão a análise e, caso o cliente esteja enquadrado no perfil, será realizada a modificação.
"Estamos sempre à disposição para tirar dúvidas dos clientes em nossas lojas de atendimento, que funcionam das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e também pelos canais digitais, que possibilitam fazer solicitações, sem precisar sair de casa, inclusive aos finais de semana e feriados. Temos ainda um cronograma de atendimento itinerante em bairros. Nosso objetivo é sempre facilitar o dia a dia dos moradores", conclui Daniel.
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