Energy Day debate sobre setor de energia da região Norte e Noroeste Fluminense - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

05/10/2023

Energy Day debate sobre setor de energia da região Norte e Noroeste Fluminense

 
Realizado nesta quinta-feira (5) no Teatro do Sesi, em Campos, o Energy Day traz painéis com informações técnicas e debates sobre as oportunidades de negócios em função da transição energética. O evento conta com a participação de especialistas, representantes de empresas, universidades, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil.


O prefeito Wladimir Garotinho, comentou sobre o desenvolvimento integrado do setor energético na região Norte e Noroeste Fluminense e a importância de um evento como o Energy Day na cidade: “É uma reunião importante organizada pelo Governo do Estado e pela Ompetro, que vai debater as diferentes alternativas de energia que estão muito punjantes aqui na nossa região. Temos, historicamente, a questão do petróleo, temos agora o gás, temos eólica, foi anunciada ontem uma usina de biomassa para a nossa região e o biogás, então tem muitas oportunidades e estamos aqui para debater e discutir com o setor produtivo, empresarial e também com o setor público para que se possa fazer todo o arranjo produtivo necessário para absorver com melhor capacidade todas essas inovações ”, frisou.


Marcelo Neves, Secretário de Petróleo, Energia e Inovação de Campos e Secretário Executivo da OMPETRO, destaca que os investimentos na área de energia tem gerado bons resultados para a região. “Campos, hoje, já é a segunda cidade do Estado em geração distribuída, ou seja, geração renovável através da matriz elétrica fotovoltaica, e de acordo com os números de investimentos que estão acontecendo e vão acontecer até o início do ano que vem, Campos deve se tornar a primeira cidade do RJ em geração distribuída, e isso é um marco pra cidade. Agora nós temos um outro choque energético que é a matriz renovável, já que toda a nossa região tem produção de energia eólica, produção de energia fotovoltaica, pequenas centrais hidrelétricas ao longo do curso do Rio Paraíba e ainda produção de hidrogênio, no qual o Porto do Açu está investindo para o futuro”, afirmou.


Felipe Peixoto, Subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar, destacou o foco do trabalho que está sendo construído em Campos: “Estamos aqui dando uma estruturação  na área solar. O prefeito tem entendido  que a questão solar é importante, existe uma dificuldade muito grande na ára energética de suprimento de energia e disponibilidade à subestações, então estamos em conversa periódica, quase semanal,  com a concessionária de energia para fazer essa ampliação. Estudos estão sendo feitos e são discutidas uma série de iniciativas que terão que ser feitas e o Governo do Estado está apoiando essas iniciativas junto com a Prefeitura”, disse.


O evento é realizado pela Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro); Petrobras; Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar; Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação de Campos; Federação das Indústrias do Estado do RJ (Firjan); Sebrae e Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do RJ (Sindistal) e teve o apoio  do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); Sicoob Fluminense; Green Solar; Eletra; Porto do Açu; Prime Sol; Win Solar e Líder Norte Fluminense.



Terceira Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário