Levantamento preliminar do Governo do Rio junto às prefeituras que decretaram situação de calamidade ou emergência indicam que aproximadamente 30 mil cadastrados podem ser beneficiados com o Cartão Recomeçar, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A confirmação do número total será feita após o envio, pelos municípios, dos ofícios com os dados dos possíveis beneficiários cadastrados, que deverão ter seu pedido validado pelo Estado.
O Cartão Recomeçar concede ao cidadão R$ 3 mil, em parcela única, para cobrir despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção. O programa foi criado para famílias em vulnerabilidade após desastres naturais e que perderam móveis e eletrodomésticos ou que tiveram o imóvel danificado. “Estamos olhando para quem mais precisa, que é o cidadão que sofre com os efeitos da chuva forte, que desta vez veio acompanhada de uma maré muito alta e causou danos sensíveis aos moradores do Rio de Janeiro, em especial aos da Baixada Fluminense. Estamos com nossas equipes nas ruas trabalhando para reparar esses danos e apoiar quem teve prejuízo com o temporal”, diz o governador Cláudio Castro.
Para que as famílias possam receber o benefício, o município atingido deve decretar situação de emergência ou calamidade, ação que deve ser homologada pelo Estado. Até o momento, nove municípios (Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Rio de Janeiro e Miguel Pereira) decretaram.
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário