O estado do Rio de Janeiro está em situação de alerta por causa da previsão de grande acumulado de chuva. O governador Claudio Castro, decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nesta sexta-feira (22) por causa da previsão de mau tempo. Na região Norte Fluminense, a medida também foi tomada pelo município de São João da Barra. Em Campos, a unidade do Instituto Federal Fluminense, localizada no Parque João Bosco, decidiu suspender as atividades presenciais nesta sexta e sábado.
“Para que nossas equipes possam trabalhar e consigam garantir a segurança nas ruas, estou decretando ponto facultativo nesta sexta-feira. Estou, neste momento, em reunião com o gabinete de crise para alinharmos nossas ações no plano de contingência, para reduzir os impactos dos temporais”, disse o governador Cláudio Castro na noite dessa quinta.
A Secretaria de Estado de Educação informou que, devido ao ponto facultativo decretado pelo governador Claudio Castro nas repartições públicas, não haverá aulas, nesta sexta-feira nas escolas estaduais. Importante ressaltar que a Seeduc-RJ determinou que todos os diretores de escolas deverão estar de prontidão para abrir as unidades escolares nos próximos dias, caso haja a necessidade de atender a população, como ponto de apoio.
Em Campos, o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil alerta que, devido à atuação de uma frente fria, há previsão de chuvas moderadas a muito fortes, acompanhadas de rajadas de ventos também fortes no município, entre esta sexta-feira (22) e próximo o domingo (24), sendo possível um acumulado pluviométrico significativo.
Os modelos de previsão apontam que a chuva vai começar ainda na manhã desta sexta. No entanto, o maior acumulado de chuva está previsto para a noite de sexta e madrugada e manhã deste sábado. O coordenador do Centro de Monitoramento de Desastres, Leandro Freitas, diz que a orientação é de atenção e precaução, principalmente por parte de moradores de áreas suscetíveis a riscos.
“Devido às condições meteorológicas adversas, com a chegada de uma frente fria prevista para atingir nosso município, esperamos chuvas moderadas a fortes, especialmente durante o sábado”, comentou o coordenador. O contato de emergência no município é o do Corpo de Bombeiros – 193 e de urgência, o da Defesa Civil – 199 e (22) 981752512.
O Instituto Federal Fluminense, campus Centro, comunicou “a suspensão do expediente nesta sexta-feira, dia 22 de março e no sábado, 23 de março, em decorrência da previsão de fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro”. Há informações de escolas particulares que anteciparam a saída dos alunos com o objetivo de evitar maiores transtornos.
SJB decreta ponto facultativo
Devido a previsão de mau tempo, ventos e chuvas fortes, foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas e suspensão das aulas nesta sexta-feira, (22), em São João da Barra. A Prefeitura informou que as equipes estão de prontidão para atuar em casos de emergência. Os telefones de contato da Defesa Civil são (22) 2741 1190 e (22) 999 153153.
Alerta é de volume de chuva superior a 100 mm/dia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo de chuvas intensas para todo o estado do Rio de Janeiro. O aviso é válido das 10h de sexta-feira (22) até às 10h de domingo (24) e a previsão é de um volume superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia.
Além das fortes chuvas, há possibilidade de ventos superiores a 100 km/h, com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. O aviso vale ainda para a Zona da Mata, em Minas Gerais, Sul do Espírito Santo e Norte do litoral de São Paulo.
Entre as orientações divulgadas pelo órgão, está desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo, evite permanecer ao ar livre. “Mais informações podem ser retiradas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informou o alerta.
Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário