O deputado Jair Bittencourt apresentou nesta semana na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) uma indicação legislativa que busca expandir para todo o estado um projeto de saúde bem-sucedido de Italva. O Projeto Mais Saúde no Campo, idealizado pelo prefeito Léo Pelanca e pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Italva, oferece atendimento médico e ações preventivas diretamente nas comunidades rurais.
O projeto, que funciona há mais de dois anos em Italva, tem sido uma referência no atendimento à saúde dos trabalhadores rurais. Desenvolvido em parceria com associações rurais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO), o Mais Saúde no Campo evita que os moradores das áreas rurais precisem se deslocar para a Cidade receber cuidados médicos.
"A inspiração para a criação do projeto veio a partir de uma iniciativa que funciona há mais de dois anos em Italva", destacou o deputado Jair Bittencourt em seu discurso na ALERJ. Ele elogiou a visão do prefeito Léo Pelanca e o trabalho conjunto da SEMUSA e parceiros locais, que demonstraram como é possível proporcionar atendimento médico eficiente e acessível às comunidades rurais.
Caso o projeto seja aprovado pela ALERJ, ele será implementado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, seguindo o modelo de Italva. O programa incluirá consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, nutricionais, e a realização de exames essenciais. Além disso, serão realizadas palestras educativas para promover a saúde e o bem-estar das comunidades agrícolas.
"A saúde dos nossos trabalhadores rurais é fundamental para a sustentabilidade e o progresso do desenvolvimento rural fluminense, alinhando-se perfeitamente com os objetivos do programa Rio Rural", comentou Bittencourt. Ele ressaltou que o sucesso do projeto em Italva é uma prova de que iniciativas locais podem ser escaladas para beneficiar todo o estado.
JN Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário