JUSTIÇA FEDERAL CONDENA PREFEITURA DE BÚZIOS-RJ, RJ, POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

07/12/2019

JUSTIÇA FEDERAL CONDENA PREFEITURA DE BÚZIOS-RJ, RJ, POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA



O município tem o prazo de 60 dias para cumprir com as determinações sob pena de multa.

A Justiça Federal condenou a Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, a regularizar as pendências encontradas no site da prefeitura e promover a correta implantação do Portal da Transparência.

A sentença dada após ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) estipula prazo de 60 dias para o início do cumprimento da decisão, sob pena de multa.

A decisão determina a divulgação da remuneração individualizada por nome de cada servidor público, assim como diárias e passagens, constando data, destino, cargo e motivo da viagem.

A Justiça também determinou a disponibilização no portal de possibilidade de gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, tais como planilhas e texto, para facilitar a análise das informações.
  
A Prefeitura também é obrigada a informar no site os endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público.

Segundo o MPF, outra ausência notável no site da Prefeitura de Búzios é a de informações referentes à execução do orçamento anual de 2016.

Para o procurador da República Leandro Botelho, "a decisão é importante porque reconhece como patrimônio coletivo a informação irrestrita sobre os atos de gestão pública".

De acordo com a Inter TV, no processo, a Prefeitura de Búzios se colocou contra a divulgação das informações, mas a Justiça Federal disse que o Supremo Tribunal Federal já fixou jurisprudência de que este tipo de informação é de interesse público e deve ser controlado pela população.

FONTE:G1 LAGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário