MORRE O ETERNO GUITARRISTA BILLY FERREIRA DA BANDA CALISTONES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/12/2019

MORRE O ETERNO GUITARRISTA BILLY FERREIRA DA BANDA CALISTONES



Faleceu nesta segunda-feira, 16/12, em Divinópolis-MG o eterno guitarrista Billy Ferreira da Banda Calistones.

A música faz parte da vida de muitas pessoas, mas para algumas ela é mais, é a própria vida. Billy Ferreira que o diga, ou Adilson Geraldo, seu nome de batismo. O artista abandonou tudo pela música. Nascido em Bocaiúva, região do norte de Minas Gerais, no dia 07 de março de 1951, quando tinha apenas seis meses de idade ele se mudou com os pais para Ermelino Matarazzo, distrito da zona leste da cidade de São Paulo.

O primeiro contato com a música foi através do som de um cavaquinho, dado pelo avô e que chamou sua atenção ao soar das primeiras notas. A paixão pelo violão veio logo em seguida, ao ouvir o som do instrumento tocado por um músico que se apresentava em um bar, perto do local onde ele trabalhava como engraxate, na zona leste.

“Eu via esse cara tocar e quando chegava eu em casa, tentava fazer as mesmas coisas, só que meu cavaquinho era pequeno e só tinha quatro cordas. Daí eu pensava: ‘Como que eu vou fazer?  Um amigo me deu um violão velho e eu comecei a tocar”, contou Billy.

Assim como milhares de brasileiros, para ele a infância não foi nada fácil. A vida em São Paulo foi complicada, principalmente depois que os pais começaram a brigar frequentemente. Em um dado momento, as brigas terminaram, porém, as dificuldades começaram a aumentar. O pai de Billy acabou se separando da mulher, e com ela ficaram os onze filhos.

No auge de seus 20 anos, ele casou e teve uma filha. Nessa época, a música pulsava cada vez mais forte e também gerava discussões dentro de casa. Billy entrou para uma banda e começou a fazer shows por todo o Brasil. Ele ficou anos sem ver a família. Na volta para casa passou por Belo Horizonte e lá, num point de encontro de músicos, teve a indicação de um conhecido, de que uma banda de Divinópolis precisava de um guitarrista.

No retorno para São Paulo ele parou em Divinópolis e foi ao encontro do responsável pela banda Calistones. Confirmada a entrada do músico no grupo, Billy seguiu viagem. Em casa, ele e a esposa ensaiaram uma reconciliação, porém, ela continuou sem aceitar a profissão escolhida por Billy. Em 1979 o músico partiu definitivamente para a cidade do centro-oeste mineiro. Já instalado, ele recebeu a notícia de que seria pai novamente, mas sua esposa também lhe disse que iria criar a criança sozinha.

Até então, tudo havia corrido bem. Foram vinte anos de realizações na banda Calistones. Os problemas começaram a surgir novamente em 1999. Neste ano a ex-esposa de Billy oficializou o divórcio, ele saiu da banda e ainda descobriu que estava com diabetes. Também em 1999 ele descobriu o que era a depressão.

Passado o momento de tristeza, Billy se recompôs, ele já estava vivendo com outra pessoa, com quem teve mais três filhas.  A vida começou a entrar no eixo. Além de tocar em outras bandas, ele passou a dar aulas de guitarra e violão, em Divinópolis e Nova Serrana, entre 2005 e 2011. Em 2012, mais uma vez a tranquilidade deu lugar aos problemas, estágio avançado da diabetes, outra separação, catarata, amputação dos pés e a quase morte.

Billy deve sua vida aos amigos. Após vários dias sem aparecer nos ensaios, os colegas de banda estranharam a ausência do músico e foram até o apartamento onde estava morando, em Nova Serrana, encontrando-o caído ao chão. Ele estava com necrose, morte de parte de um tecido ou células, em um dos pés. Segundo o médico, se ele não tivesse sido encontrado a tempo poderia ter morrido. Logo em seguida, quando ainda se recuperava da primeira amputação, descobriu que o outro pé também estava doente. Necessitando de cuidados especiais, um colega de banda conseguiu uma vaga para ele no Lar dos Idosos, onde foi acompanhado de perto até sua recuperação onde permaneceu até o dia de hoje...

Créditos Poliany Mota




ASSISTA O VÍDEO



Nenhum comentário:

Postar um comentário