COMEÇA O XADREZ POLÍTICO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ; MUDANÇAS EM MARÇO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/02/2020

COMEÇA O XADREZ POLÍTICO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ; MUDANÇAS EM MARÇO


Daqui a 30 dias se abrirá a janela partidária, período em que vários políticos de Campos deverão trocar de partido

As peças do xadrez do jogo político em Campos começam a ser movimentadas e as possíveis mudanças de partidos de vereadores e alianças em torno de nomes que poderão concorrer a prefeitura de campos começam a surgir. Das pré-candidaturas a prefeitura, a do atual prefeito Rafael Diniz pode ter o apoio de cinco partidos: Partido Socialista Brasileiro (PSB); Partido Liberal (PL) - antigo Partido da República -; Movimento Democrático Brasileiro (MDB); Democracia Cristã (DC); e Cidadania. O jogo político mostra que essa composição atual poderá ser alterada durante a janela partidária, que começa dia 4 de março e termina no dia 4 de abril. Nos próximos dias o Campos 24 Horas vai anunciar também os partidos que provavelmente estarão dando apoio as pré-candidaturas de Caio Viana, Wladimir Garotinho e os demais pre-candidatos.
  
COMEÇA O JOGO - No dia 04 de março será aberta a janela partidária, data em que os partidos começam a definir acordos e alianças. Ela se estende por 30 dias e ocorre sete meses antes de uma eleição. A legislação prevê que os mandatos dos deputados e vereadores pertencem aos partidos, não aos indivíduos, por isso, o político que trocar de partido injustificadamente, perde o mandato, em seu lugar assumindo o suplente. E a janela partidária é uma oportunidade para que isso não aconteça, mesmo ele trocando de partido. Na Câmara de Campos, 80% dos vereadores devem mudar de partido.
  
A partir daí as especulações são de que o vereador Jorge Virgílio (PRP), hoje no recém-criado grupo independente de vereadores, o G-8 que, embora não se intitule oposição tem votado contra vários projetos municipais, mude para o DC comandado na região pelo deputado estadual João Peixoto. O DC é um dos partidos que apoiará o hoje pré-candidato a prefeito, Rafael Diniz. João Peixoto, por sua vez, tem grande influência no governo municipal, tendo inclusive indicado o secretário municipal de Agricultura.
  
E tem mais vereadores que podem aproveitar a janela parlamentar. O vereador Silvinho Martins (PRP) é outro que também poderá mudar de partido, passando para o MDB, partido que também está no rol de apoiadores da candidatura de Diniz. Outro que também mudará de partido é o vereador Igor Pereira (PSB), partido que também está no Diniz.
  
Igor Pereira tem estado em encontros políticos com o pré-candidato Caio Vianna (PDT), o que mostra que ele poderá mudar de sigla, já que seu partido atual está com Diniz. Igor Pereira ainda lidera o G-8 na Câmara, grupo que esteve sempre contrário a vários projetos municipais apresentados para votação.
  
Pre-candidatos a prefeito em Campos
  
Os principais nomes que já estão postos no tabuleiro do jogo politico, respectivamente por ordem alfabética são: Barbosa Lemos, Caio Viana, Gil Viana, Joilson Barcelos (empresário), Joiva Cabral (administradora de empresas), Rafael Diniz, Roberto Henriques, Rodrigo Bacelar, Rosinha, e Wladimir Garotinho. Entre os mais jovens, Caio, Wladimir e Rodrigo, ideologias à parte, há pelo menos algo em comum. São afeitos ao diálogo.


FONTE:CAMPOS 24 HS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário