AGRICULTURA LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR O CONSUMO DE FLORES NO RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/05/2020

AGRICULTURA LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR O CONSUMO DE FLORES NO RJ



A Secretaria de Estado de Agricultura lança, no mês de maio, uma campanha para incentivar o consumo de flores. A floricultura é um ramo do agronegócio que vem crescendo a cada ano e o RJ é o segundo maior produtor do país, com uma produção anual de 560 milhões de flores. Mais que uma cadeia produtiva, as flores melhoram a qualidade do ar e influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas, em especial nesse momento de distanciamento social.

O mês de maio, também chamado de o mês das noivas e mês das mães, é a época de maior venda para os produtores de flores e, para reduzir as perdas durante a quarentena, a secretaria está realizando diversas ações: lançamento de um crédito emergencial, através do Agrofundo, de até R$ 10 mil para cada produtor, com uma carência de até dois anos para pagar; disponibilização de seu site (www.rj.gov.br/secretaria/agricultura), para que os produtores e lojistas possam divulgar seus canais de acesso para compra de buquês e receber os arranjos em casa.
Além disso a Fecomércio vai disponibilizar uma plataforma.

- Estamos trabalhando incansavelmente para ajudar a Agricultura nesta crise. Os produtores de flores são os mais atingidos. O Governador Witzel tem sido um grande parceiro do Agro e disponibilizou esse crédito para o pequeno produtor e lançamos a campanha para estimular flores como presente, principalmente para o dia das mães. Elas trazem alegria, refletem sentimentos de carinho e podem ajudar muito a população a superar e enfrentar essa crise. Quero pedir que todos ajudem esse setor - explicou Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

Além das ações, a secretaria lança uma campanha na internet, com vídeos e imagens de apoio aos produtores de flores, lembrando da importância das flores como significado de afeto.

- Reduzimos muito a venda das nossas flores. Eu tenho nove funcionários e estou bastante preocupado. Quero pedir que as pessoas voltem a comprar flores, elas trazem alegria e colorido neste momento difícil. E também estarão ajudando os pequenos produtores - disse Carlos Alberto Bernardes, produtor de Nova Friburgo.

Dados do RJ

O Estado é o segundo polo na produção de flores de corte nacional, com cerca de 913 produtores de flores e plantas ornamentais. No RJ são cultivadas mais de 2.500 espécies e 13.000 variedades de plantas, que geram cerca de 18.000 postos de trabalho. Estima-se uma perda de R$ 100 milhões nesse período de pandemia.

Florescer e Agrofundo

A produção de flores do RJ recebe apoio da Secretaria de Agricultura através do Programa Florescer, onde os produtores recebem instruções técnicas, novas tecnologias de produção, profissionalização e capacitação.

Além disso, o Agrofundo, projeto de fomento da pasta, oferece aos produtores empréstimos a juros baixos, essenciais para a realização de investimentos.

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - RJ








Nenhum comentário:

Postar um comentário