GOVERNADOR RJ WILSON WITZEL É AFASTADO DO CARGO E PRESIDENTE DO PSC, PASTOR EVERALDO, É PRESO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

28/08/2020

GOVERNADOR RJ WILSON WITZEL É AFASTADO DO CARGO E PRESIDENTE DO PSC, PASTOR EVERALDO, É PRESO

        Wilson Witzel vai ficar afastado do cargo por pelo menos seis meses - 

Rio - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o governador Wilson Witzel (PSC) do cargo por pelo menos seis meses. O afastamento de Witzel foi determinada pelo ministro Benedito Gonçalves e aconteceu por causa das investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o envolvimento dele em desvios na Saúde do estado durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O vice-governador Cláudio Castro (PSC) deve assumir o governo.

De acordo com a PGR, desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2019, Witzel montou uma organização criminosa dentro do governo do estado. A quadrilha foi dividida em três grupos, que disputavam o poder com desvio de dinheiro dos cofres públicos. Ainda segundo a PGR, o esquema era liderado por empresários, que lotearam as principais secretarias, como a da Saúde, para criar esquemas que beneficiassem as próprias empresas.

Além do afastamento de Witzel, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) fazem, em paralelo, desde as primeiras horas desta sexta-feira, a Operação Tris in Idem, para cumprir 17 mandados de prisão (sendo seis preventivas e 11 temporárias) e 72 de busca e apreensão. O presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, foi um dos presos. O ex-secretário estadual de secretário de Desenvolvimento Econômico Lucas Tristão também é alvos de mandados de prisão.

Dentre os alvos dos mandados de busca e apreensão, estão o vice-governador Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado André Ceciliano (PT), e a primeira-dama, Helena Witzel. Ha mandados sendo cumpridos no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, e no Palácio Guanabara, sede do governo do estado.

Os mandados também estão cumpridos em outros cinco estados (Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais), no Distrito Federal e em um endereço no Uruguai, onde estaria um dos investigados com mandado de prisão preventiva.

A ação de hoje é um desdobramento da Operação Placebo, que cumpriu, no dia 26 de maio, mandados de busca e apreensão contra Witzel, o ex-secretário de Saúde Edmar Santos e a primeira-dama.

O nome da operação de hoje é uma referência ao fato de Witzel ser o terceiro governador do estado afastado do cargo por utilizar a função pública para obter vantagens através de esquemas ilícitos semelhantes.

DELAÇÃO DE EDMAR SANTOS

O afastamento de Witzel e a operação de hoje teriam sido resultados da delação premiada que o ex-secretário Edmar Santos fechou com a PGR. Edmar foi preso no último dia 10 de julho, em um desdobramento da Operação Mercadores do Caos. Ele é apontado por fazer parte de uma quadrilha que desviou 36.922.920,00 dos cofres públicos do estado envolvendo organizações sociais (OSs). O ex-secretário foi solto em 6 de agosto.

A delação de Edmar Santos foi homologada pelo STJ, para quem o ex-secretário prometeu confirmar a existência de um esquema de corrupção no governo do estado. Edmar disse que tinha áudios de conversas com Witzel, o Pastor Everaldo e com deputados da Alerj.

FONTE:O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário