ÁGUAS DO BRASIL: MÁFIA DO ESGOTO QUER COMPRAR A CEDAE NA BACIA DAS ALMAS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

23/01/2021

ÁGUAS DO BRASIL: MÁFIA DO ESGOTO QUER COMPRAR A CEDAE NA BACIA DAS ALMAS

Com executivos entre delatores na Lava-Jato, consórcio tenta abocanhar o mercado milionário de saneamento em todo o estado do Rio

 


Águas do Brasil, a matriz da concessionária Águas do Paraíba, está se organizando para participar do leilão da Cedae, no Rio de Janeiro.

 

É a máfia do esgoto tentando ampliar o seu monopólio privado no sistema de saneamento básico em todo território fluminense. Mas é bom que a população de todas as cidades saibam o quanto este monopólio sangra a população de Campos dos Goytacazes (RJ), por meio de sua filial.

 

Águas do Paraíba pratica uma tarifa extorsiva para abastecer a maior cidade do Norte Fluminense com água e tratamento de esgoto. A população paga a tarifa mais cara do Brasil, o que leva alguns os moradores de algumas regiões, como Travessão a Região Norte a optarem por poços artesianos.

 

Quem paga R$ 100 pelo consumo de água, por exemplo, tem que pagar mais R$ 100 pela rede de esgoto que apenas tritura o que é coletado. Posteriormente, o material é despejado in natura no rio Paraíba do Sul. O lucro da filial é uma fábula. Confira gráfico extraído do balanço de 2019:

 

 

Apesar de conseguir dinheiro público para investimento, a empresa desobedeceu todos os cronogramas para ampliação da rede de coleta e tratamento. Em alguns bairros, os dejetos voltam escoam pelas ruas em valas negras, quando não voltam para os quintais das residências.

 

Ainda assim, a empresa acaba de ganhar um reajuste de 7,14% no valor da tarifa.

 

Águas do Brasil é um consórcio que tem no seu quadro de sociedade as  empresas Queiroz Galvão e Carioca Engenharia, ambas com executivos na condição de delatores na Operação Lava-Jato por pagamento de propina a políticos e gestores públicos.

 

O ex-superintendente de Águas do Paraíba em Campos, o engenheiro Rodolfo Mantuano, é um dos delatores.

 

Na cidade, a filial da máfia é agraciada em todos os governos com reajustes acima da inflação. O consórcio também é dono do saneamento em Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo, Saquarema, Araruama e Silva Jardim.

 

O consórcio também tem atuado no setor de estradas, detendo as concessões das rodovias Castelo Branco/Raposo Tavares, em São Paulo, Rio-Teresópolis, no Estado do Rio, e Viapar, no Paraná.

 

FONTE:VIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário