CONHEÇA O PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM ITAPERUNA-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/01/2021

CONHEÇA O PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM ITAPERUNA-RJ

 


A Secretaria de Saúde de Itaperuna informa que as vacinas contra a Covid-19 recebidas no município continuam sendo aplicadas, em primeira dose, nas pessoas do grupo prioritário como determina o Plano de Vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, ou seja, em 34% dos profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos de idade e deficientes físicos asilados/internados. Até o momento 859 pessoas já foram imunizadas na cidade com as vacinas da Coronavac e oxfrod/Astrazeneca.

 

O Cadastro de Vacinação contra doença, divulgado nesta semana, é direcionado às pessoas dentro deste primeiro grupo prioritário que ainda não se vacinaram. O cadastramento pode ser realizado por qualquer familiar, já que o paciente em sua maioria é acompanhado pelo Programa Estratégia Saúde da Família. O prazo de inscrição vai até esta sexta-feira (29/01), às 17h, e retorna na segunda, após às 12h. O objetivo é contabilizar as informações para melhor mapeamento e agilidade no ato da imunização e encaminhá-las aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde – UBS – acompanhados por um técnico do Programa Municipal de Imunização para aplicarem as vacinas. Levando em consideração que cada comorbidade ou profissão deve ser comprovada no ato da vacina, como consta no segundo manual técnico de vacinação.

 

A previsão é finalizar essa primeira etapa de vacinação na próxima semana. O Cadastro de Vacinação permanecerá até que todos os grupos sejam vacinados.

 

Para os agentes funerários, de acordo com o Ministério da Saúde, a previsão de receberem a vacina é nesta segunda fase, quando a Secretaria de Saúde enviar o próximo lote da primeira dose. As pessoas do grupo prioritário que não se vacinarem nessa 2ª fase entrarão no cadastro para as próximas fases (entende-se por fase o envio de vacinas pela Secretaria Estadual de Saúde para o município).

 

Já para os profissionais do hospital São José do Avaí que ainda não foram imunizados nesta primeira fase, como os seguranças, recepcionistas, além dos funcionários da saúde que estão na linha de frente, estes podem realizar o cadastro online para receberem a vacina dos próximos lotes, após o levantamento dos dados da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna de forma democrática, transparente e abrangente que atenda a todos.

 

Todo o esquema de vacinação será seguido sempre os grupos prioritários estabelecidos no Manual Técnico e no Plano de Vacinação. O Objetivo do Plano Nacional e Municipal é imunizar 90% da população até o fim da campanha.

 

Vale ressaltar que as Unidades Básicas de Saúde Satélites – UBS – continuam realizando os testes rápidos da Covid-19 e, quando necessário, o paciente encaminhado para o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos para o teste PCR.

 

Blog do Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário