190 FAMÍLIAS PASSARÃO RECEBER O BENEFÍCIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/03/2021

190 FAMÍLIAS PASSARÃO RECEBER O BENEFÍCIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ

 


A partir deste mês de março de 2021, mais 190 novas famílias passarão a receber o beneficio do Programa Bolsa Família no município de Bom Jesus, de acordo com informação do Ministério da Cidadania. Na prática, significa mais de 800 pessoas que compõem essas famílias recebendo um beneficio médio de R$ 143,94 por unidade familiar.

 

De acordo com a gestora do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, Mayara Figueiral "desde março de 2020, ou seja, há um ano, não tínhamos uma liberação em massa de benefícios do Programa Bolsa Família em Bom Jesus do Itabapoana. A partir de janeiro de 2021, passamos a realizar ações de cadastramento, com apoio dos CRAS, cujas equipes foram ampliadas e qualificadas. Houve um reforço também na equipe do Bolsa Família, o que permite que mesmo em período de pandemia de Covid, mediante o agendamento, os beneficiários, sem desrespeito às regras sanitárias e aglomerações possam ser atendidos".

 

Devido à pandemia, os cartões do Bolsa Família não tem chegado regularmente às residências das famílias. Para que ninguém fique sem receber o beneficio, a equipe responsável da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação está realizando contatos telefônicos para que o responsável familiar compareça ao Setor do Bolsa Família, atualize o seu cadastro e, de posse do NIS ( Número de Identificação Social) e do documento de identidade, possa se dirigir à agência da Caixa para receber o pagamento do primeiro beneficio. Na oportunidade, é feito um cartão da Caixa Conta Fácil para receber o benefício. A Caixa também vem pagando os beneficiários do Bolsa Família por meio de Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem e é uma nova ferramenta para facilitar o acesso ao beneficio.

 

Atualmente, no município de Bom Jesus do Itabapoana, há 2.323 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, o que totaliza mais de 8,5 mil pessoas, com um repasse mensal médio de R$ 643.648,00 (referente ao mês de fevereiro/2021). Este número, bem como o valor, devem aumentar com a entrada das novas famílias.

 

"Neste momento de pandemia e seus impactos econômicos, a liberação de novos benefícios é muito importante, garantindo condições materiais e proteção social para essas famílias. Atualmente, temos 5.099 famílias cadastradas no Cadastro Único, que é meio pelo qual as famílias acessam o Bolsa Família e uma

 

série de benefícios sociais, tais como a Carteira do Idoso, ID Jovem, Tarifa Social de Energia, Isenção para inscrição em concursos públicos, Minha Casa Minha Vida, dentre outros. Porém, pretende-se ampliar o número de famílias cadastradas, especialmente em territórios da área urbana,  por meio do CRAS EM AÇÂO e, nas áreas rurais, por meio do CRAS ITINERANTE. São ações que serão realizadas no ano de 2021, com prévio agendamento para evitar aglomerações, e que visam garantir o acesso de direitos por parte dos cidadãos do município", afirma a secretária de Assistência Social e Habitação, Angélica Hullen.

 

Para realizar seu Cadastro Único ou obter mais informações, o cidadão deve procurar o Setor de Cadastro Único, na Rua Francisco Borges Sobrinho, nº 99, na Pracinha da Bíblia, das 8h às 12h. Pode também ligar para o número 0800 707 2003, do Ministério da Cidadania. A ligação é gratuita. É importante ter o seu número de CPF ou NIS em mãos.

 

DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário