A SES-RJ INICIA UM DOS MAIORES SEQUENCIAMENTO DE VARIANTES DA COVID-19 DO BRASIL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/03/2021

A SES-RJ INICIA UM DOS MAIORES SEQUENCIAMENTO DE VARIANTES DA COVID-19 DO BRASIL

 


Com o objetivo de monitorar a evolução das variantes da Covid-19, melhorar ações epidemiológicas e possibilitar a ampliação precoce de números de leitos e de medidas restritivas, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) iniciou uma pesquisa para identificar a incidência das novas cepas na população fluminense.

 

O estudo, que busca entender mais sobre as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2, será um dos maiores na área de sequenciamento do vírus da Covid-19 do país, com a análise de 4.800 amostras nos próximos seis meses, sendo 400 a cada 15 dias. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) – com recurso de R$ 1,2 milhão – a iniciativa conta ainda, além da SES, com a parceria do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, do Lacen, da Fiocruz e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

 

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a medida pode ser um importante instrumento balizador de políticas públicas, caso a doença continue a circular mesmo após a vacinação em massa.

 

– Como acontece com a gripe, a Covid-19 pode se tornar um vírus de circulação sazonal, com mutações genéticas. É fundamental ampliar os estudos para que, cada vez mais, possamos agir de forma antecipada. Por exemplo, se o mundo soubesse mais sobre a variante P1, que tem se mostrado mais contagiosa, poderia ter aberto leitos com mais antecedência e reforçado protocolos como etiqueta respiratória e distanciamento social – afirmou o secretário.

 

Atualmente, o estudo está na fase de compras de insumos e separação de amostras. O objetivo é que os primeiros vírus sejam sequenciados na segunda quinzena de abril.

 

Subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello acredita que a ciência seja o principal caminho neste momento.

 

– Em pouco menos de um ano, vimos a ciência desenvolver vacinas contra um vírus que se tornou a pandemia do século. Agora, precisamos nos aprofundar em diversas perspectivas sobre esse coronavírus. Tenho certeza de que esse estudo também irá colaborar para um maior entendimento e fazer com que a gente volte a ter uma vida normal – acredita Cláudia, que tem como parceiros no estudo os pesquisadores Ana Teresa Vasconcelos (LNCC) e Amilcar Tanuri (UFRJ).

Para o presidente da Faperj, investir na busca pelo conhecimento é um caminho único.

 

– Somente do ano passado para cá, a Faperj investiu mais de R$75 milhões em pesquisas que visam o combate à Covid-19. Esse estudo genômico das novas variantes do SARS-CoV-2 é fundamental para a evolução do entendimento do vírus – afirmou Jerson Lima Silva, presidente da Faperj.

 

FOLHA DE ITALVA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário