MINISTÉRIO PUBLICO APURA VACINAÇÃO EM 112 IDOSOS DE 120 ANOS EM ITAPERUNA-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/03/2021

MINISTÉRIO PUBLICO APURA VACINAÇÃO EM 112 IDOSOS DE 120 ANOS EM ITAPERUNA-RJ

 


Cerca de 112 pessoas com mais de 121 anos de idade teriam sido vacinadas contra a Covid-19, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, de acordo com listagem enviada ao Ministério Público Estadual pela gestão do município. A suposta longevidade destes 112 itaperunenses chamou a atenção, pois desbancam a pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, de 118 anos. O caso repercutiu após a lista, que conta com mais de 2 mil imunizados, ser requerida e apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Glauber Bastos (Cidadania). Mesmo com apuração em curso, a promotoria responsável pelo caso fala em “indícios de irregularidade”. O assunto chegou a ser divulgado no blog de Nino Bellieny, hospedado no Folha 1.

 

Ao ser questionada pelo Ministério Público, a Prefeitura teria argumentado ser erro de digitação, mas, de acordo com as apurações da promotoria, ainda constam na lista de imunização pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário, nomes incompletos, CPFs incompletos, pessoas sem registro de idade e duplicatas.

  

O promotor de justiça da 1º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Itaperuna, Matheus Rezende, responsável pela apuração do caso, informou que não pode divulgar qualquer informação, mas todos os esclarecimentos já foram solicitados à gestão do município e as investigações seguem em curso.

 

— Quando nos foi encaminhada a lista, constatamos que a idade de algumas pessoas era bastante avançada e começamos a investigar se elas, de fato, têm essa idade. Se não têm, qual é a verdadeira idade dessas pessoas e elas se encontram no grupo prioritário? Nós estamos em fase de apuração, dessas e de outras pessoas que tomamos conhecimento e que podem ter sido imunizadas de forma irregular. Mas ainda não há nenhuma conclusão sobre as investigações — explicou o promotor de justiça, concluindo: “Uma questão é certa, precisamos investigar pois existem indícios de irregularidade”.

 

O vereador que expôs o caso, Glauber Bastos comentou: “O governo alega um erro de digitação. Mesmo que seja, é esdruxulo. Isso está rolando desde sábado e até agora não há uma correção da lista e isso chama muito a atenção pela falta de responsabilidade do município”.

 

Em nota, a secretaria de Saúde de Itaperuna informou que as inconsistências das datas de nascimento na listagem de vacinados são resultado de um erro de sistema no campo data de nascimento. De acordo com a nota, as planilhas foram criadas no programa Excel e, tecnicamente, quando o software não reconhece data, o sistema trabalha com a data de 01/01/1900: "Dessa forma, algumas pessoas que estão dentro dos critérios para receber a 'vacina da covid-19' tiveram a idade alterada para 121 anos. A secretaria também esclarece que a listagem está em poder do Ministério Público Estadual e se coloca à disposição para sanar qualquer dúvida".

 

FONTE:FOLHA 1

Um comentário: