MUNICÍPIO DE ITAPERUNA - RJ TRABALHA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ‘VITAMINA A MAIS’ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/03/2021

MUNICÍPIO DE ITAPERUNA - RJ TRABALHA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ‘VITAMINA A MAIS’

 

Aline Moreira, nutricionista e coordenadora do programa de Vigilância Nutricional


A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando fortemente na implementação do Programa “Vitamina A mais”, cujo objetivo é controlar e reduzir a deficiência de vitamina A, em crianças de 6 meses a 5 anos.

 

Segundo Aline Moreira, nutricionista e coordenadora do programa de Vigilância Nutricional, “o programa vai funcionar através de rotina. Quando a criança passar pelas UBS (Unidade Básica de Saúde), ela será suplementada. A deficiência de vitamina A é considerada uma carência importante, por isso a necessidade da adesão ao programa de suplementação, associados a hábitos alimentares saudáveis, para o desenvolvimento adequado da criança”, complementa.

 

Na próxima quinta-feira, 18, haverá um treinamento com as enfermeiras nas UBS. São essas profissionais que ficarão responsáveis pela administração das doses, em todas as unidades. Neste mês de março, os integrantes do programa trabalham com a estruturação e elaboração do planejamento, objetivando começar os atendimentos, no mês de abril.

 

A nutricionista Aline, ainda ressaltou a importância da vitamina A. "A vitamina A não é produzida no nosso organismo, ela é proveniente da alimentação. Quando não ingerimos quantidades suficientes desse micronutriente para atender nossas necessidades, pode ocorrer a deficiência nutricional. Por isso a importância da conscientização dos pais ou responsáveis, quanto à necessidade da suplementação profilática, associada à bons hábitos alimentares, para o desenvolvimento sadio da criança", reforça.

 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

 

A vitamina é A é de suma importância e dentre os benefícios, ajuda na proteção à saúde dos olhos, potencializa o pleno crescimento e desenvolvimento infantil, além de reduzir o risco de diarreia e a mortalidade infantil. É importante que os responsáveis procurem as unidades de saúde mais próxima de suas residências, para buscar mais informações sobre o programa.

 

UM POUCO MAIS SOBRE O PROGRAMA - O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A possui medidas importantes de prevenção da deficiência de vitamina A, dentre elas, promoção da alimentação adequada e saudável, assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina A pela população; suplementação profilática periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade; além da promoção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade ou mais, com a introdução dos alimentos complementares em tempo oportuno e de qualidade.

 

DECOM 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário