GOVERNO FEDERAL NÃO REPASSA O DEVIDO RECURSO A BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ QUE VIVE MOMENTO DIFÍCIL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

31/05/2021

GOVERNO FEDERAL NÃO REPASSA O DEVIDO RECURSO A BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ QUE VIVE MOMENTO DIFÍCIL

 


O prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo (PRB), está desesperado. Além da pandemia, assumiu uma prefeitura segundo o prefeito quebrada. Para piorar a situação o Governo Federal está retendo o Fundo de Participação dos Municípios. Do valor acumulado é de R$ 8.496.954,70, que deveria ser repassado, de janeiro a abril, mas o município só recebeu R$ 1. 186.171,74. Ou seja, cerca de 15% do total, o que representa uma perda de receita que chega a 1.78% de todos os impostos que o município arrecadaria neste período.


Tudo isso é compreensível para o suposto desespero do atual prefeito, Paulo Cyrillo. Todavia, alguns críticos perguntam o porquê à contratação de 800 RPAs (trabalhadores de contrato temporário). Esta informação é especulativa, pois as contratações, ao que parece, não foram publicadas.


Caso seja real a informação, fica difícil para o prefeito explicar as razões, quando o município, como tantos outros da região, do Estado e do país atravessam por momentos dificílimos, devido à pandemia, com queda na arrecadação e o aumento do desemprego. As cobranças, em geral, são feitas aos vereadores que, por sua vez, pressionam os executivos que necessitam de maioria para manter uma base sólida nos legislativos.


Se a situação for tão desesperadora conforme relata o prefeito Cyrillo, só tem uma solução que é pedir renuncia do cargo de prefeito para que pessoas competentes possam assumir o cargo e tirar Bom Jesus do abismo que se encontra no momento.


O espaço está aberto para Paulo Cyrillo explicar essa situação que vai ficando dramática. E, com o passar dos meses (entramos já no sexto mês de governo), a tendência é piorar, pois dificilmente o Governo Federal vai repassar o que é devido, via Fundo de Participação dos Municípios para aqueles que têm esse direito, como é o caso de Bom Jesus. 


(Matéria com base em O Dia e no Blog do Jailton da Penha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário