EM MACAÉ, GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO ANUNCIA PRIMEIRO PACOTE DE AÇÕES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/08/2021

EM MACAÉ, GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO ANUNCIA PRIMEIRO PACOTE DE AÇÕES

 

Governador visita cidades da região desta quinta-feira até sábado quando ouvirá demandas

 

O governador Cláudio Castro (PL) anunciou nesta quinta-feira (05) um pacote de ações que irão beneficiar a população de Macaé, em sua estada na cidade, antes de visitar outros municípios do Norte Noroeste Fluminense durante três dias.

Castro acompanhou o início das ações do Programa Limpa Rio ao lado do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. Castro começou uma série de visitas pelas regiões Norte e Noroeste do estado com o Programa Governo Presente. O primeiro local escolhido para receber o Limpa Rio em Macaé foi o Canal do Capote.

Importante canal da cidade, o Capote receberá os serviços de desassoreamento e requalificação das suas margens, de forma a prevenir o transbordamento do rio e as enchentes. Além disso, a presença de vegetação de gigogas no canal reduz o fluxo das águas e favorece a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e pernilongos, o que será evitado com a limpeza.

— O dia de hoje celebra o fim dos muros entre Macaé e o Governo do Estado e o começo da construção de pontes. É preciso ter ações de longa duração. Além do Limpa Rio aqui no Canal do Capote, estamos implementando diversas políticas públicas para o bem da população, além de diversas obras que vão melhorar a infraestrutura da região – ressaltou o governador Cláudio Castro.

O Canal do Capote tem uma extensão de 3.900 metros, e a expectativa é retirar 34.320m² de resíduos do local com o Limpa Rio. O canal faz parte do sistema de drenagem de Macaé, e todo o sistema de macrodrenagem do município depende dele para que não haja alagamentos em diversos bairros.

— Macaé tem um histórico de enchentes, e o Limpa Rio ajuda a combater isso. Faremos um trabalho de excelência aqui no Canal do Capote, dando uma solução definitiva para um problema que tanto afeta a cidade - afirmou Pampolha.  Além do Limpa Rio no Canal do Capote, técnicos começarão a fazer estudos para o programa também no Rio Macaé. 

INVESTIMENTOS - O Governo do Estado também levou investimentos na educação, infraestrutura e obras para região. A duplicação da Ponte Ivan Mundim vai custar R$ 35 milhões. O edital de licitação será publicado em até 60 dias, e o começo das obras está previsto ainda este ano. Também foi anunciada a finalização da Estrada de Santa Teresa, com mais de R$ 50 milhões em obras.

Nos próximos meses, vários programas do Governo do Estado, como o Bairro Seguro, o Restaurante do Povo e a Delegacia da Mulher, chegarão a Macaé. Ainda neste sábado, dentro do Governo Presente Norte e Noroeste, o governador Cláudio Castro vai inaugurar uma unidade da Fundação Para a Infância e Adolescência (FIA) em Macaé.

COOPERAÇÃO TÉCNICA - Nesta manhã, o Governo do Estado assinou um termo de cooperação, por meio do Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), para transferência de conhecimento técnico-jurídico para que o município de Macaé possa dar continuidade ao seu programa institucional de regularização fundiária, especialmente na comunidade Nova Esperança, que tem cerca de 2.800 famílias.

O município vai ganhar um Restaurante do Povo e o policiamento de proximidade do projeto Bairro Seguro, que atua por 24h. Além disso, Castro listou investimentos em infraestrutura, limpeza de canais e Educação, com reforma de escolas estaduais.

“Foi-se o tempo de uma Macaé isolada. Hoje temos gestores no estado, na Alerj e na Prefeitura que estão construindo pontes ao invés de muros. Temos muito a crescer com essa sintonia”, disse o governador.

O secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar (SD), destacou a importância dessa relação do governo estadual com o interior. “Vamos ouvir demandas da população de perto e anunciar uma série de ações em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, esporte, desenvolvimento e segurança pública. Como o governador tem dito, o lugar do governo não é dentro de gabinetes, mas sim nas ruas, ao lado do povo e trabalhando em sintonia com as reais necessidades da população".)

Bacellar destacou ainda que "nunca antes um governador investiu e se preocupou tanto com o interior. São ações nas mais diversas áreas: Saúde, Infraestrutura, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento”, acrescentou.


CAMPOS 24 HS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário