CARNAVAL 2022: COVID-19, RISCO DE AGLOMERAÇÃO E OBRAS FAZEM LIESA ADIAR ENSAIOS TÉCNICOS NA SAPUCAÍ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

03/01/2022

CARNAVAL 2022: COVID-19, RISCO DE AGLOMERAÇÃO E OBRAS FAZEM LIESA ADIAR ENSAIOS TÉCNICOS NA SAPUCAÍ

O número de casos apresentou um aumento na última semana

 


Os ensaios técnicos das escolas de samba para o carnaval, que estavam previstos para acontecer na Marquês de Sapucaí, no Centro, a partir da segunda quinzena deste mês, foram adiados por causa das obras na avenida, que ainda não foram finalizadas, e pelo cenário epidemiológico da cidade do Rio por causa da Covid-19. O número de casos apresentou um aumento na última semana. 

 

Em novembro do ano passado foi anunciado um investimento público e privado de mais de R$ 45 milhões para melhorias na infraestrutura da Marquês de Sapucaí. Entre os planos estavam os ajustes na iluminação da passarela, aprimoramento do sistema de drenagem da pista e um novo projeto de combate a incêndio. 

 

De todo o planejamento de obras, Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), diz que ainda faltam as obras para a troca do asfalto da avenida, que não era recapeada havia 12 anos, e a substituição dos bueiros por outros maiores,especialmente por causa do grande volume de chuvas de janeiro e fevereiro na cidade. Segundo ele, a previsão agora é que a avenida esteja preparada para os ensaios técnicos somente no fim de janeiro ou no início de fevereiro. O carnaval começa em 27 de fevereiro. 

 

Perlingeiro também afirmou estar avaliando o acesso ao ensaios técnicos por causa da Covid-19, já que são gratuitos e abertos ao público:

 

— Os ensaios técnicos são abertos ao público justamente para aqueles que não vão conseguir ir aos dias de desfiles porque não conseguiram ingresso. E não tem como controlar o acesso. Sabemos que haverá controle nos dias de desfiles do carnaval, mas no ensaio, não. Vamos acompanhar o cenário da pandemia até lá.

 

De acordo com a avaliação do presidente, não há como pedir o comprovante de vacinação na entrada dos ensaios técnicos porque o público é diferente: 

 

— O público do ensaio técnico é diferente do público que vai ao desfile. No ensaio não paga, é gratuito. Já no desfile tem catraca. Eles pagaram pelo ingresso. Tem como cobrar algo. Não tem essa possibilidade no ensaio. 

 

Ensaios de rua estão acontecendo

 

Algumas escolas de samba do grupo especial do Rio já estão realizando ou ao menos planejando os ensaios técnicos na rua. Abertos para o público, a Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro, Beija-flor de Nilópolis e Grande Rio estão realizando ensaios desde o ano passado. Portela está com o primeiro ensaio de rua previsto para o próximo domingo. 

 

Parte delas também já tem o cronograma pronto até o mês que vem, como é o caso da Imperatriz Leopoldinense, que seguirá com os ensaios abertos até o dia 17 do próximo mês, na Rua Dona Isabel, em Bonsucesso, na Zona Oeste do Rio. A escola de samba Grande Rio também já está concentrando na Avenida Brigadeiro Lima, na altura do supermercado Carrefour, em Duque de Caxias. Salgueiro está se reunindo na Rua Maxwell, na esquina com a Barão de São Francisco, no Andaraí, na Zona Norte do Rio. A previsão é que todas sigam com os ensaios até o mês do carnaval. 

 

Comprovante de vacinação na avenida

 

Segundo Perlingeiro, certo mesmo é o "passaporte de vacinação" para a entrada de público nos dias de carnaval, previstos para o fim de fevereiro. A ideia é que um aplicativo, que ainda está sendo desenvolvido, sirva para controlar o acesso de desfilantes e público na Marquês de Sapucaí. 

 

— Vamos receber um modelo do aplicativo ainda este mês para saber como vai funcionar. Na Sapucaí, nos dias de desfiles, será necessário o aplicativo para o controle de vacinados. O pedido será feito para todos que ingressarem na avenida — comentou Perlingeiro. 

 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também tem se posicionado favorável a um acesso mais "controlado" na Sapucaí. Em um evento em que esteve presente no dia 24 do mês passado, para homenagear o sambista Monarco, morto no dia 11 do dezembro, ele comentou sobre o comprovante de vacinação e o teste de Covid-19 para o público: 

 

— Se Deus quiser, essa bateria (da Portela, que estava no evento) vai arrebentar na Avenida, no carnaval que vai ter com passaporte de vacina, teste, sei lá o que vai ter. Já que o Flamengo pode jogar no Maracanã, a Portela pode jogar na Marquês de Sapucaí.

 

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário