Saiba como checar se seu documento está com os Correios
É uma
situação que ninguém deseja, mas muito comum. De repente, na rua ou ao chegar
em casa, você percebe que perdeu seus documentos. Além de fazer um boletim de
ocorrência na delegacia mais próxima informando o ocorrido, antes de
providenciar a segunda via e passar por grandes aborrecimentos, talvez o que
você procura esteja entre os achados e perdidos dos Correios.
Segundo a
empresa, somente em 2021, cerca de 90 mil documentos foram registrados no
sistema. Em 2020 foram 94 mil. De acordo com dados enviados pelos Correios à
Agência Brasil, apenas 3% desse montante voltam para as mãos dos verdadeiros
donos.
Antes da
pandemia, quando não havia isolamento social, a média anual era bem maior,
superior a 170 mil. Nos Correios, a documentação perdida fica disponível por
apenas 60 dias. A partir daí o material recolhido é enviado aos órgãos
emissores.
Para saber
se o seu documento está na pilha recebida pelos Correios basta acessar o
sistema Achados e Perdidos ou procurar a Agência Central dos Correios de sua
cidade e fazer uma consulta. Outra opção é realizar a consulta pela Central de
Atendimento dos Correios nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região
Metropolitanas), 0800 725 7282 (Demais localidades) ou 0800 725 0898 (Para
pessoas com deficiência auditiva).
Caso seu
documento tenha sido encontrado, na hora de resgatar além de pagar uma taxa de
R$ 5,95, o dono precisa ser identificado pela foto, fornecer o nome dos pais e
apresentar boletim de ocorrência (original e cópia).
O documento
perdido também pode ser entregue ao representante legal ou outra pessoa que
tenha autorização por escrito do titular do documento e apresente também o
boletim de ocorrência (original e cópia).
No caso de
menores de 18 anos, tem autorização para o resgaste os pais ou responsáveis munidos
de carteira de identidade.
Fonte:
Agência Brasil
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