NOROESTE FLUMINENSE REGISTRA MAIS DE 3 MIL PESSOAS AFETADAS PELAS CHEIAS DOS RIOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

11/01/2022

NOROESTE FLUMINENSE REGISTRA MAIS DE 3 MIL PESSOAS AFETADAS PELAS CHEIAS DOS RIOS

 

Foto: BR 356 – Próximo ao trevo de São Joaquim – Cardoso Moreira/RJ.

 

Mais de 3.000 mil pessoas foram afetadas pelas cheias dos Rios Muriaé, Pomba, Itabapoana e Paraíba do Sul no Noroeste Fluminense. Maior cidade da região, Itaperuna também concentra a maior quantidade de afetados pela inundação. No município, o nível do Rio Muriaé chegou 5,41m na medição realizada pela Defesa Civil às 16h desta terça-feira(11/01). A cota de transbordo é de 4m e, a tendência é de foi recuo. Ao todo, 2.194 moradores foram afetados, com pelo menos 16 desabrigados e 198 desalojados, segundo a prefeitura.

 

Para acompanhar e atender as demandas de Itaperuna, a Defesa Civil montou uma equipe do Gabinete de Crise, no bairro Aeroporto, e mantém plantão durante 24 horas por dia. A força tarefa entre as secretarias de Defesa Civil, Saúde, Obras, Assistência Social, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, deu início na madrugada de domingo. Já nas primeiras horas da manhã, as equipe da Obras estavam retirando lamas e entulhos de alguns trechos, além de colaborar com moradores que necessitavam de fazer mudança ou levantar seus móveis. Até o momento, 47 casas foram vistoriadas. O atendimento no Pronto Socorro de Urgência (PU) também precisou ser transferido para o prédio da antiga Maternidade Santa Terezinha, onde funcionou o Hospital da Covid, no Centro. Segundo o prefeito Alfredo Paulo Marques, a equipe está unida e se esforçando para atender todas as demandas. Para entrar em contato com a Defesa Civil de Itaperuna, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (22)3824-6334.

 

Laje do Muriaé é a primeira cidade do Rio de Janeiro a receber o rio. Por lá, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o nível estava em 6,53m às 22h45, com tendência de estabilidade. A cota de transbordo é de 5,15m. Várias ruas foram atingidas na região central.

 

Em Italva

 

Em Italva, segundo informações da Defesa Civil, o rio Muriaé chegou aos 5,05m às 16h, com 85cm acima do limite de transbordamento, que é de 4,20m. A Defesa Civil contabiliza 930 pessoas afetadas, com oito desabrigados e 49 desalojados. Os pontos mais afetados foram nas localidades de São Pedro Paraíso, Florida/Surubi, bairro Saldanha da Gama, Morro Grande, Boa Vista e Parque Industrial. A prefeitura destaca que em caso de emergência, a Defesa Civil de Italva disponibilizou os números 199 ou (22) 998558281 ou (22) 999302199.

 

Cardoso Moreira

 

A situação também é de emergência em Cardoso Moreira, onde a cota de transbordo é de 8,00m. No entanto, às 16h, segundo a Prefeitura, o Rio Muriaé atingiu a marca de 9,04m e segue estabilizado. O trafego de veículos baixos na BR-356 próximo ao trevo do Distrito de São Joaquim foi interrompido na manhã desta terça-feira (11/01), apenas caminhões e caminhões conseguem passar,  as águas do Rio Muriaé invadiu a pista tornado o local intransitável para automóveis.

 

 

Porciúncula

 

Em Porciúncula, o nível chegou aos 6,98m durante a última madrugada, mas baixou para 6,14m às 22h45, segundo o CRPM. A água está ainda 1,54m acima do normal e a perspectiva é de que a vazão diminua nas próximas horas. Ao todo, 165 pessoas estão desabrigadas e 58 famílias estão desalojadas. Na cidade vizinha de Natividade, a prefeitura divulgou às 22h que o rio estava em 5,50m. A cota de transbordo é de 5,20m e a tendência é também de redução.

 

Bom Jesus do Itabapoana

 

De acordo com a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, o rio Itabapoana já deixou 22 famílias desabrigadas e outras 26 precisaram deixar suas casas. A medição feita pelo Inea às 22h45, a água atingiu os 5,20m, sendo que o transbordamento acontece a partir dos 3,25m.

 

Pádua

 

Em Santo Antônio de Pádua, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil, o nível atingiu os 4,09m na medição das 23h45. O transbordamento aconteceu nos 3,10m, na manhã do domingo (9), e, desde então, não houve qualquer redução.

 

Itaocara

 

Em Itaocara, a alta vazão do rio Paraíba do Sul na represa de Ilha dos Pombos tem preocupado a população. Na manhã desta segunda, o nível bateu os 5,20m no distrito de Portela e invadiu várias ruas.

 

Também há preocupação com a cheia do rio Pomba em Aperibé e na zona rural de Cambuci. Nos distritos cambucienses de Frecheiras e Funil, o nível de transbordo é de 3,20m e a Prefeitura informou no meio da tarde que a água estava em 4,27m

 

FONTE:FOLHA DE ITALVA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário