ITALVA – RJ RECEBEU O 2° ENCONTRO REGIONAL DE SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO ESTADO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

31/03/2022

ITALVA – RJ RECEBEU O 2° ENCONTRO REGIONAL DE SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO ESTADO

 



O município de Italva recebeu nesta quarta-feira (30/03), o 2° Encontro Regional de Secretários de Agricultura do Estado. O evento aconteceu no Centro de Treinamentos da Emater-Rio. Dentre os principais assuntos em pauta, esteve a isenção do ICMS no fornecimento de energia elétrica para as propriedades rurais do estado.

 

“A isenção do ICMS na conta de energia elétrica, representa uma grande conquista para os produtores rurais. A regulamentação traz economia e incentiva o aumento da produção no campo. Serão aproximadamente 35 mil produtores rurais beneficiados com a isenção”, destacou, Marcelo Queiroz, Secretário de Agricultura.

 

Estiveram presentes no Encontro, o secretário estadual de agricultura Marcelo Queiroz, o presidente da Faerj Rodolfo Tavares, deputado estadual Jair Bittencourt, prefeito de Italva, Léo Pelanca, além dos presidentes das vinculadas da secretaria de agricultura, Marcelo Costa, Emater-Rio, Paulo Renato Marques, Pesagro e Ricardo Ganem da Fiperj.

 


Rodolfo Tavares, presidente da Faerj ressalta a importância desse benefício para o homem do campo: “Hoje nós comemoramos novos tempos no estado do Rio de Janeiro, simboliza o início de uma nova fase para os produtores rurais. A agricultura é muito importante para nossa economia, representa 4% do PIB. O estado do Rio pagava 32% de energia elétrica rural de ICMS. A medida configura em uma grande economia para o segmento produzir em termos de igualdade com os outros estados da Região Sudeste”.

 

O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, salientou a convergência de ações e projetos das autoridades parceiras e entidades vinculadas no encontro em benefício ao produtor rural: “A cooperação técnica entre extensionistas e secretarias municipais é muito natural e fácil, pois compartilham dos mesmos conhecimentos práticos no dia a dia da produção rural. Isso vai aprimorando o trabalho integrado feito nas comunidades e abrindo espaço para novas rodadas de projetos. É uma enorme satisfação por toda essa parceria, pois beneficia o desenvolvimento das famílias produtoras e suas respectivas cadeias produtivas”.


Além da lei de isenção do ICMS rural, foram debatidos diversos temas ao longo do evento. Com os projetos estruturantes que vem sendo desenvolvidos pelas vinculadas da Secretaria, o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, enalteceu o trabalho que vem sendo feito na construção do laboratório de análise de solos e foliar em Itaperuna que é o maior do estado e vai gerar cerca de 30 vagas de empregos diretos e tem capacidade para atender 20 mil propriedades rurais. *Com informações do Infonoroeste

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário