EMATER-RIO CELEBRA PRIMEIRO PRODUTOR DE CAFÉ DA REGIÃO SERRANA COM GRÃO ROBUSTA E CONILON - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

19/05/2022

EMATER-RIO CELEBRA PRIMEIRO PRODUTOR DE CAFÉ DA REGIÃO SERRANA COM GRÃO ROBUSTA E CONILON

 


Visando a diversificação de culturas de plantio no estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) celebrou o primeiro produtor de café da região Serrana, em São Sebastião do Alto. Além da olericultura, principal matriz econômica da região há décadas, o cultivo do grão robusta e conilon vem para enriquecer a cadeia de abastecimento e baratear o custo do produto final.

São 22 mil pés plantados através do financiamento do crédito rural na comunidade do Guarany, onde os irmãos Noé de Souza, Josoé de Souza e Joel de Souza esperam colher em torno de 80 a 100 sacas de sementes ainda este semestre. A expectativa de aumento na rentabilidade e no lucro da fazenda animou os produtores com a nova empreitada.

"Nossa cultura é tomate, aipim, jiló, mamão, arroz, milho e começando o café agora. É uma experiência que queremos levar à frente para outros começarem a plantar também e ficar mais fácil adquirir maquinário, um secador de café comunitário, por exemplo. Assim não ficamos dependentes de uma cultura só, e o café é uma coisa boa para o produtor. Eu acho que eu e meus irmãos estamos no caminho certo; com expectativa grande de prosseguir para fazer história", relatou o agricultor Noé de Souza, de 51 anos, que é produtor a vida inteira.

A produção cafeeira no Rio de Janeiro é mais forte nas regiões Norte e Noroeste, propícias para o cultivo do grão arábica, tipo de café mais consumido em geral. A região Serrana oferece as condições climáticas ideais para o grão robusta, que cresce melhor em regiões quentes e secas. O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, frisou o pioneirismo dos produtores como alternativa de lucro e melhoria da qualidade de vida das famílias produtoras.

"Estamos diversificando a produção, hoje é um plantio pioneiro para essa família que trabalha com pecuária leiteira e hortaliças por tradição e está investindo nessa nova lavoura. A Emater-Rio cumpre o papel de extensão rural pois além da assistência técnica de décadas, nesse momento de iniciativas, integra e conecta os produtores de diferentes regiões para a troca de experiências e conhecimentos", informou.

O Dia de Campo, evento que reúne representantes do agronegócio, produtores e técnicos extensionistas, serve justamente para facilitar a integração de novos mercados e ampliar o conhecimento técnico dos agricultores. A próxima edição será no dia 25 de maio a partir das 8h no sítio Santo Antônio, comunidade Serrinha, em Itaperuna, Noroeste Fluminense.

O supervisor regional da região Serrana, Almir Vogas, reforçou a assistência sobre o crédito rural e o planejamento estratégico de melhoria das lavouras. "Decidimos introduzir o café e a manga para evitar a dependência da monocultura, como parte das ações para melhorar a qualidade das produções. Com isso, os produtores podem procurar o escritório local para pleitear o crédito rural, em que nós mediamos o processo. A Emater-Rio é responsável pela análise de solo, damos recomendações técnicas para a adubação e irrigação; dentro da ideia de fixar o homem no campo dando tudo o que ele precisa para a lavoura desenvolver sempre", afirmou.

 

Fotos: Ascom/Emater-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário