MORTES POR TRANSTORNO DE USO DE ÁLCOOL AUMENTARAM NA PANDEMIA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/05/2022

MORTES POR TRANSTORNO DE USO DE ÁLCOOL AUMENTARAM NA PANDEMIA

O álcool aumenta comportamentos de risco e a probabilidade de relações sexuais sem preservativo

 


As mortes envolvendo transtorno do uso de álcool aumentaram drasticamente durante a pandemia de Covid-19 de acordo com um novo estudo publicado na revista JAMA Network Open. Apesar de os índices terem crescido entre todas as idades e sexos, os achados revelaram que adultos jovens, de 25 a 44 anos, foram os que apresentaram a tendência de alta mais acentuada. 

 

O que é transtorno do uso de álcool?

 

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o transtorno do uso de álcool é definido como "um padrão problemático de uso de álcool que leva a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, ocorrendo dentro de um período de 12 meses e manifestando, pelo menos, dois dos seguintes sintomas:

 

Desejo ou forte vontade de usar álcool;

 

Uso recorrente de álcool que resulte em descumprimento de obrigações na escola, no trabalho ou em casa;

 

Uso contínuo de álcool apesar de ter problemas sociais ou interpessoais persistentes que são criados ou exacerbados pelo uso de álcool.

 

25% mais mortes em 2020

 

Os pesquisadores tiveram acesso a dados de mortalidade por sete anos (2012 a 2019) de um banco de dados do Centers for Disease Control and Prevention, que registra mais de 99% de todas as mortes nos Estados Unidos.

 

Em seguida, a equipe utilizou a modelagem preditiva para determinar as taxas de mortalidade projetadas para 2020 e 2021 com base nas tendências dos anos anteriores, compararam os índices.

 

Segundo eles, os resultados mostraram exatamente o que vinha sendo observado nos consultórios e hospitais: um número crescente de pacientes com queixas ou sendo tratados para condições agudas relacionadas ao uso abusivo de álcool.

 

Em 2020, os óbitos relacionados ao transtorno do uso de álcool observados foram cerca de 25% maiores do que as taxas projetadas;

 

Em 2021, as taxas observadas foram cerca de 22% maiores do que o projetado;

 

O aumento da mortalidade prevista versus observada foi semelhante para ambos os sexos — aproximadamente 25% para mulheres e homens em 2020 contra 20% para mulheres e 22% para homens em 2021;

 

Embora o grupo de idosos tenha tido a maior taxa de mortalidade ao longo do período de estudo, foi o grupo mais jovem (25-44 anos) que sofreu o maior aumento durante a pandemia, o que, para os autores, merece atenção pública.

 

Além disso, os pesquisadores alertam sobre a frequente subnotificação do transtorno do uso de álcool, o que indicaria que as taxas reais de mortalidade relacionadas ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas podem ser ainda maiores.

 

E no Brasil?

 

Em 2021 o Brasil registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool no Sistema Único de Saúde (SUS). O número é um alerta que mostra um aumento de 12% em relação a 2020, ano com 356 mil registros.

 

Quanto à faixa etária, o maior número de atendimentos fica entre aqueles que têm entre 25 e 29 anos, que somaram 303,7 mil registros em 2021, seguidos da faixa de 10 a 24 anos (49,4 mil) e, posteriormente, daqueles com 60 ou mais (38,4 mil). Em todos os cenários, o número de atendimentos de pacientes do sexo masculino é maior do que o feminino.

 

Vale lembrar que o SUS garante o atendimento e o acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química.

 

Fonte: Dr. Jairo Bouer

Nenhum comentário:

Postar um comentário