Na tarde da última sexta-feira (22), o projeto Passaporte para a Vitória do município de Italva recebeu em seu núcleo a visita do italvense e ex-goleiro do Botafogo, Luis Carlos. O ex-goleiro contou sua trajetória no futebol para os alunos presentes, sendo estes meninos e meninas de 13 a 17 anos.
O projeto tem planejado palestras mensais, sendo a do próximo mês (outubro) com o tema “Prevenção contra a violência na infância e na adolescência” apresentado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Sobre o projeto
As escolinhas de futebol do projeto Passaporte Para Vitória funcionam sob gestão do Instituto Léo Moura e realização via Ministério do Esporte. Nele podem participar meninos e meninas, dos 05 aos 17 anos, que vivem em vulnerabilidade social e, também, pessoas com deficiência (sem limite de idade).
O Instituto Léo Moura é capacitado pelo Comitê do Paradesporto, o que nos permite atender em nossas escolinhas esse público. Além disso, todos os alunos devidamente matriculados recebem: camisa, short, meião, chuteira e mochila. Além de terem à disposição diversos materiais para aprendizagem em campo.
O objetivo do projeto é utilizar o futebol como uma ferramenta de transformação social e de formar cidadãos, além de oferecer atividades para os jovens no contraturno escolar e contribuir para a formação geral e integral, melhorando o conjunto de capacidades individuais e coletivas, a forma física, a saúde e a melhora do rendimento escolar. “Através da prática esportiva é possível promover a socialização, rotina, cumprimento de regras, disciplina, trabalho em equipe, liderança, respeito, persistência, solidariedade e cooperação, além de proporcionar situações que os motivem a aprender com os erros e conquistar grandes realizações”, disse Juarez Lopes, coordenador de projeto.
Em Italva, os treinamentos são realizados no Estádio Jorge Nasser, do Esporte Clube Italva, no centro da cidade. O projeto tem fomento da emenda parlamentar do Deputado Luiz Lima, supervisionado pelo Welbert Pedro e o total apoio da Prefeitura Municipal de Italva através da Secretaria de Cultura,Turismo,Esporte e Lazer
Nenhum comentário:
Postar um comentário