PUBLICADO LIVRO DE POESIAS ESCRITO POR 89 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

14/03/2021

PUBLICADO LIVRO DE POESIAS ESCRITO POR 89 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

 

O livro “Vamos brincar de poesia?” foi publicado em janeiro de 2021 como resultado do Projeto Navegando na Poesia, realizado pela Associação Raízes, de Campos dos Goytacazes-RJ, em parceria com a Petrobras

 

Uma obra escrita e desenhada por muitas mãos. Assim é definido o livro “Vamos brincar de poesia?”, escrito e desenhado por 89 estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I de 20 escolas da rede municipal de educação de Campos. De acordo com o secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, a obra foi publicada em janeiro de 2021 como resultado do Projeto Navegando na Poesia, realizado pela Associação Raízes, de Campos, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

 

“O Projeto Navegando na Poesia foi desenvolvido durante dois anos na rede municipal de educação, por meio de oficinas com jogos, jograis e produções literárias com os estudantes. No dia 4 de março deste ano, uma equipe do Projeto Navegando na Poesia veio à Secretaria para entregar a versão impressa do livro ´Vamos brincar de poesia?´. É um projeto lindo construído a muitas mãos, que merece ser conhecido por todos os campistas e ganhar o mundo inteiro. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse o secretário. 

 

A entrega foi feita à coordenadora municipal do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ana Raquel Poubarix, que comentou sobre o projeto. O livro “Vamos brincar de poesia?” em formato digital, com 104 páginas, pode ser acessado AQUI.

 

“As 20 escolas que participaram do projeto receberam os livros autorais dos alunos como culminância deste projeto, que é incrível pelo seu potencial social, por meio da escrita de poesia. As ilustrações também são autorais dos nossos alunos. Alguns traços tiveram aperfeiçoamento gráfico digital. Essas 20 escolas receberam também 25 títulos selecionados pela equipe do projeto, de literatura clássica infantil, como dos autores Pedro Bandeira, Tatiana Belinky, entre outros, para compor o acervo literário das bibliotecas das escolas”, afirmou Ana Raquel.

 

Para a coordenadora de Educação do Projeto Navegando na Poesia, Alcimere Siqueira, o projeto levou o grupo ao que há de mais maravilhoso no trabalho com a Educação, que é o encantamento das crianças com as descobertas nas aprendizagens. As oficinas trabalharam a leitura por meio da literatura infantil e a escrita e por meio da poesia, por registro em texto ou desenho.

 

Projeto Navegando na Poesia

 

Respeitando a cultura local e valorizando os profissionais da educação pública, o Projeto Navegando na Poesia visa oportunizar aos educandos e educandas a descoberta do prazer pela leitura e escrita por meio da poesia, de forma lúdica e participativa, permitindo que desenvolvam novas possibilidades de compreensão e leitura de mundo. O projeto - que atua em 40 escolas da rede pública municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana - é uma realização da Associação Raízes, em parceria Petrobras por meio da Petrobras Socioambiental. Para difundir e despertar o interesse pela leitura e escrita e valorizar a cultura regional, são realizados 40 festivais de poesia, um em cada escola e 26 saraus literários.


FONTE:CAMPOS 24 HORAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário